O tenente Henrique Barcellos, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, contou, em entrevista para o "Em Minas", detalhes da operação no Rio Grande do Sul (RS) para resgatar vítimas das enchentes que atingem o estado. A entrevista completa irá ao ar neste sábado (11/5), às 19h20, na TV Alterosa e no canal no Youtube do Portal Uai, e também na edição de domingo (12/5) do Estado de Minas.
Na conversa com o jornalista Benny Cohen, o tenente explicou como foi feito o processo de escolha dos militares que participaram da operação. Segundo Barcellos, foram designados para a missão profissionais especializados no salvamento em soterramento, enchentes e inundações.
Os 28 militares enviados para o Rio Grande do Sul devem voltar para Minas Gerais ainda neste sábado. Ao longo da última semana, eles auxiliaram no salvamento de mil pessoas ilhadas e na recuperação de vítimas de soterramentos.
"A gente sabe a importância de estar presente lá, não só para fazer o salvamento, mas também para levar esperança a um povo que em tão pouco tempo sofreu com o mesmo desastre", contou o tenente na entrevista, relembrando que bombeiros mineiros foram enviados ao Vale do Taquari (RS) no ano passado. A região foi novamente atingida pelas fortes chuvas que assolam o estado.
Barcellos também explicou as diferenças e semelhanças entre os trabalhos realizados pelos bombeiros nos rompimentos de barragem, em Mariana e Brumadinho, com as ações de resgate durante as chuvas intensas do Rio Grande do Sul.
Onde assistir
O "Em Minas" é uma parceria entre a TV Alterosa, o jornal Estado de Minas e o Portal Uai. O programa vai ao ar aos sábados, a partir das 19h20, simultaneamente na televisão e no Youtube (youtube.com/portaluai). A versão online tem um terceiro bloco exclusivo.
O Estado de Minas publica o conteúdo da entrevista com o Tenente Henrique Barcellos em textos no portal em.com.br e no jornal impresso de domingo (12/5).