Dois jovens, de 22 e 14 anos, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) ao se perderem na Serra do Lenheiro, em São João Del-Rei, no Campo das Vertentes, na tarde desse domingo (12/5). Os jovens frequentavam um local para orações e não conseguiram retornar.

 

 

De acordo com o CBMMG, os rapazes pertenciam a um grupo de orações e teriam saído por volta das 14h para uma região que é conhecida pela frequência de religiosos, mas se perderam no momento da volta. Um morador da região escutou os gritos das vítimas e acionou a Corporação em torno das 18h, que se deslocou para o local.

 



 

Depois de um tempo de buscas, os militares encontraram a dupla com escoriações. O local tinha uma mata densa e algumas áreas alagadas, dificultando o resgate. Outra dificuldade encontrada se deu pelo fato dos jovens não estarem com celulares, o que impossibilitou a comunicação direta.

 

 

A alternativa foi buscar comunicação sonora com apitos e comunicação verbal através de gritos, pois a visibilidade já estava prejudicada pela ausência de iluminação. Um drone também foi utilizado para auxiliar nas buscas e na saída do local.

 

Cuidados

Os bombeiros reforçam os cuidados que as pessoas devem ter ao fazer passeios em serras. Segundo os militares, é importante buscar locais que tenham trilhas bem sinalizadas e evitar sair delas. Além disso, é melhor estar com alguém que conheça o local e sempre levar consigo itens que possibilitem a localização e o contato, como celulares e aparelhos de GPS.

 

 

Também deve-se observar o horário de saída e o cálculo estimado de tempo de trajeto, dando preferência para passeios pela manhã e evitando deslocamentos mais longos entre o meio e o fim da tarde.

 

Caso a pessoa perceba estar perdida, deve tentar manter a calma, procurar um local seguro e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193.

 

*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice

compartilhe