Depois de seis meses de idas e vindas, o Instituto Metodista Granbery, que pertence à Rede Metodista de Educação, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, foi vendido em leilão realizado no começo da tarde desta quinta-feira (23/5).
 
O colégio centenário agora será transformado na primeira unidade escolar do Sesi (Serviço Social da Indústria) em Juiz de Fora. “A unidade vai ofertar os ensinos infantil, fundamental e médio, embarcados de toda metodologia pedagógica de vanguarda da rede, para atender os alunos matriculados no instituto, além da abertura de novas vagas”, explicou a Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), em nota, que arrematou parte dos imóveis pertencentes ao Granbery (como mostrado na imagem abaixo) por R$ 61,5 milhões.
 
Até o final de 2024, o colégio continuará se chamando Instituto Metodista Granbery, mantendo o ensino metodista. A partir de 2025 é que haverá a mudança pedagógica para o modelo Sesi. A nova escola se chamará “Sesi Granbery”.
 
 
 
 
 
“Haverá um plano de comunicação junto aos estudantes do Metodista, aos pais e à comunidade sobre a mudança e serão feitas adequações e reformas no imóvel. O Sesi salienta que já deu início ao plano de transição junto ao Instituto Metodista Granbery, incluindo a parte de documentação. O Sesi vem trabalhando para que tudo esteja devidamente pronto para o início do ano letivo de 2025”, informou a Fiemg, em nota. 
 
 

Como fica o restante dos imóveis do Granbery?

 
A Fiemg arrematou parte dos imóveis pertencentes ao Instituto Metodista Granbery. Uma outra parte, pertencente ao Centro de Educação Física e Esportes (Cefe), que foi tombado no começo do ano, será envolvido em uma outra negociação.
 
 
 
Oficialmente, a Rede Metodista de Educação não se posicionou sobre a venda. Mas a Faculdade Metodista Granbery continuará funcionando. As atividades serão transferidas para o Prédio Mister Moore, localizado também no Bairro Granbery, em Juiz de Fora.
 
 
 
 
 
A venda do Instituto Metodista Granbery faz parte de uma série de vendas de imóveis pertencentes à Rede Metodista para pagar dívidas. Até o final de 2024, a instituição precisa cumprir o Plano de Recuperação Judicial, que prevê o pagamento de quase R$ 500 milhões em dívidas trabalhistas. 
 

Projeto descartado

 
A compra do Instituto Metodista Granbery por parte da Fiemg põe fim a um projeto de construção de um imóvel para o Sesi em Juiz de Fora.


Em 2023, a Prefeitura de Juiz de Fora aprovou o projeto do novo colégio, que seria localizado no bairro Mariano Procópio, próximo da Rodoviária de Juiz de Fora.

 
Com a compra do Granbery, esse projeto será descartado. Vale destacar que nenhuma obra se iniciou no local onde seria construído o colégio.
compartilhe