Os beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) já podem calcular quanto pagarão pelo plano assistencial, caso seja aprovado o Projeto de Lei 2.238/2024, que está em discussão na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

 

O PL trata da reestruturação financeira do Ipsemg e busca garantir a continuidade da prestação dos serviços de saúde ofertados aos servidores e dependentes em todo estado. 

 

Para facilitar o entendimento das mudanças, o instituto desenvolveu um simulador de contribuição. Ao acessar a ferramenta, o beneficiário deve preencher os campos solicitados e informar se ingressou no serviço público estadual antes ou depois de 2001.

 



 

Em seguida, o simulador solicita dados como a idade do titular e o valor do salário bruto, além do tipo e da idade dos dependentes, caso se aplique. Assim, é possível saber quanto será descontado do contracheque para a assistência à saúde.

 

Não haverá mudança no valor de contribuição para cerca de 200 mil servidores titulares do plano.

 

 

Reestruturação financeira

Diante de um déficit projetado de R$ 200 milhões para o ano de 2024, atualmente o instituto oferece serviços conforme a sua capacidade financeira.

 

A aprovação do PL vai viabilizar o aumento dos recursos e possibilitar a ampliação da oferta de assistência à saúde aos beneficiários.

compartilhe