Vinte e sete cidades de Minas Gerais estão sob alerta para declínio de temperatura até às 6h de quarta-feira (5/6). O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e atinge municípios do Sul e da Zona da Mata (confira lista abaixo).
De acordo com o Inmet, o alerta amarelo apresenta apenas leve risco à saúde. As cidades sob alerta podem apresentar um declínio entre 3°C e 5°C até quarta-feira. O aviso é emitido em meio à primeira queda de temperatura considerável em Minas Gerais no outono.
Depois de enfrentar uma forte onda de calor entre o final de abril e meados de maio, Minas enfrentou, no feriado (31/5), a primeira frente fria do ano. Isso porque, com o alívio do bloqueio atmosférico que elevou as temperaturas no começo do outono, a massa de ar frio conseguiu avançar sobre o estado.
A previsão é que as temperaturas amenas continuem até o fim do outono, respeitando a amplitude térmica, típica da estação. Ou seja, algumas cidades mineiras continuarão registrando temperaturas mais elevadas à tarde, mas com temperaturas mais baixas de manhã e à noite.
Nesta terça-feira (4), a previsão indica que as temperaturas permaneçam estáveis. O tempo seco também prevalece na maior parte do estado. A temperatura máxima pode chegar a 32°C no Norte de Minas e a mínima registrada foi de 6,5°C no Sul do estado.
Cidades de MG sob alerta para declínio de temperatura:
- Bocaina de Minas
- Brazópolis
- Bueno Brandão
- Camanducaia
- Cambuí
- Córrego do Bom Jesus
- Delfim Moreira
- Extrema
- Gonçalves
- Itajubá
- Itamonte
- Itanhandu
- Itapeva
- Jacutinga
- Marmelópolis
- Monte Sião
- Munhoz
- Ouro Fino
- Paraisópolis
- Passa Quatro
- Passa Vinte
- Piranguçu
- Santa Rita de Jacutinga
- Sapucaí-Mirim
- Toledo
- Virgínia
- Wenceslau Braz
*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice