O dia amanheceu frio em Belo Horizonte, a sensação térmica na região Oeste, na estação Cercadinho, ficou negativa às 6h. O registro marcou -0,4°C -  (crédito: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

O dia amanheceu frio em Belo Horizonte, a sensação térmica na região Oeste, na estação Cercadinho, ficou negativa às 6h. O registro marcou -0,4°C

crédito: Leandro Couri/EM/D.A.Press

dia de Santo Antônio, celebrado nesta quinta-feira (13/6), terá predomínio de sol e baixos índices de umidade relativa do ar durante a tarde em Belo Horizonte, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar disso, o dia amanheceu frio na capital mineira e os termômetros chegaram a registrar 13,2°C na Estação Cercadinho, na região Oeste de BH. A sensação térmica ficou negativa, chegando -0,4°C às 6h. 

 

A previsão para BH e região metropolitana é de céu com poucas nuvens e  temperaturas entre 8°C e 30°C. Ainda de acordo com o Inmet, uma massa de ar seco atua sobre grande parte do Brasil e provoca os baixos índices de umidade relativa do ar, apurados em quase todas as regiões de Minas Gerais.

 

A umidade no estado vai variar entre 20% e 30% nas regiões atingidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível saudável de umidade relativa do ar é entre 50% e 60%. 

 

 

A massa de ar seco também faz com que o tempo se mantenha estável no estado de Minas Gerais. Nas regiões do Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata o céu deve variar entre céu claro e parcialmente nublado. Durante a tarde, as máximas nessas regiões podem chegar a 31°C. No Jequitinhonha, o céu deve ficar parcialmente nublado e a temperatura máxima será de 32°C. 


Na Serra da Mantiqueira, existe a possibilidade de formação de geada em pontos isolados. Já nas demais regiões do estado o céu permanece claro com névoa seca. 

 


A baixa ocorrência de nuvens durante a noite e a perda de radiação para o espaço fazem com que Junho seja caracterizado pela alta amplitude térmica. Nesse mês é possível identificar manhãs e noites frias e tardes mais quentes.