Cirurgiã plástica, Natale Amorim Gontijo se formou em Belo Horizonte e atuava em Verona, na Itália -  (crédito: Redes Sociais / Reprodução)

Cirurgiã plástica, Natale Amorim Gontijo se formou em Belo Horizonte e atuava em Verona, na Itália

crédito: Redes Sociais / Reprodução

A cirurgiã plástica mineira Natale Gontijo de Amorim, de 55 anos, morreu em um acidente de carro na Namíbia, África Austral, nessa terça-feira (18/6). A médica formada pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, viajava com o marido, o também cirurgião, Charles Sá. 


 

Natale se formou em 1991 e se especializou em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica. Ela e o companheiro mantinham uma clínica especializada com consultórios no Rio de Janeiro, Natal e BH. Pelas redes sociais, a médica ostentava experiência de 20 anos trabalhados com o médico Ivo Pitanguy, conhecido por tornar o país na principal referência em cirurgia plástica. 


Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e voluntária da organização não governamental “Operation Smile”, dos Estados Unidos, a mineira desenvolvia pesquisas sobre o uso de células-tronco no rejuvenescimento da face e da pele humana. A organização brasileira lamentou em redes sociais a morte da colega. 


 

“Natele era regente do Capítulo de Medicina Regenerativa: Célula Tronco e Biotecnologia Tecidual, pesquisadora e autora de múltiplos trabalhos científicos, estava no auge da maturidade pessoal e profissional [...] A cirurgia plástica perde muito com sua partida e deseja conforto a todos os familiares, em especial ao seu marido e colega, também cirurgião plástico, Charles Araújo de Sá. 


Segundo o site da Clínica Performance, onde trabalhava, a médica teve o diploma reconhecido pelo Ministério da Saúde da Itália e, por isso, como pesquisadora convidada, na Universidade de Verona. 


O acidente 


A mineira foi uma das sete vítimas do acidente envolvendo dois carros na Namíbia. O carro em que ela e o marido estavam colidiu de frente com outro veículo em uma rodovia entre as cidades de Otiwarongo e Otavi. De acordo com o jornal local The Namibian, as causas do acidente ainda estão sendo investigadas, mas informações preliminares são de que a batida foi provocada por ultrapassagem indevida. 


Natale chegou a ser socorrida para um hospital local, onde ferimentos. Pelas redes sociais, a clínica em que a mineira atendia no Rio de Janeiro confirmou e lamentou a morte. 


“Neste momento de dor, em nome da equipe Performa, nos solidarizamos profundamente com o Dr. Charles Sá e com todos os familiares e amigos. Que a força e a resiliência possam guiar a todos pela difícil jornada de luto e que as memórias de Dra. Natale sejam uma fonte de conforto e inspiração”, publicou a clínica. 


Conforme publicações no perfil das redes sociais de Charles, a viagem pelos países africanos começou há dois dias. “Vamos cruzar a Afríca em um SUV, só nós dois, sem guia. Passaremos por vários parques e reservas contemplando a natureza primitiva, sua dinâmica e suas regras [...] Muito feliz de poder realizar este sonho antigo”, escreveu o cirurgião.