CONTRA FRAUDES

Operação combate 'gatos' de água em imóveis da Grande BH

A operação "Waterfall", como é chamada, acontece em 18 endereços da Região Metropolitana

Publicidade

As forças de segurança de Minas e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) se unem nesta terça-feira (25), para fiscalizar fraudes na rede de abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A operação "Waterfall", como é chamada, acontece em 18 endereços da Grande BH. Os resultados ainda serão divulgados pela Copasa na manhã desta terça (25).

 

A estimativa da Copasa, é que atualmente, existam cerca de 300 mil ligações com fraudes em Minas. "É um processo de fiscalização rotineira. Estamos fazendo uma verificação, uma avaliação se existe uma rede paralela abastecendo sem passar pelo nosso hidrômetro ", destaca o gerente de serviço de Hidrometria e Perdas Valter Lucas.

Como explica Valter, os 'gatos de água', como são popularmente conhecidos, acontecem por meio de uma ligação única. "Quando você solicita um serviço para Copasa, a gente tem um cavalete, um hidrômetro para abastecer aquele modo. Então, o que temos encontrado nessas ligações de fraude é que esse cliente empurra a água, ele passa pelo sistema de medição e abastece o imóvel sem passar pelo hidrômetro", diz.

O especialista afirma que as fraudes podem contaminar as tubulações de água de um bairro ou até de uma cidade. "É um prejuízo para a sociedade, de forma que, o custo desse 'gato' é rateado na tarifa de todos os clientes da Copasa. Além da pressurização das nossas redes de abastecimento, visto que aquele cliente que antecede a região mais alta, e consome de forma irresponsável por não pagar, faz faltar água nas partes mais elevadas", ressalta. 

 

Bairros sem água

Oito bairros da Região Oeste de Belo Horizonte (veja lista abaixo) podem ficar sem água nesta terça-feira (25/6).

De acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o abastecimento de água pode apresentar intermitência devido a uma manutenção operacional. A Companhia destaca que os imóveis que possuem caixas d'água não devem sofrer impactos.

A previsão é que o abastecimento seja normalizado, de forma gradativa, no decorrer desta tarde.

Bairros afetados:

  • Grajaú
  • Gutierrez
  • Jardim América
  • Morro das Pedras
  • Nova Granada
  • São Jorge I
  • São Jorge II
  • São Jorge III

Tópicos relacionados:

agua copasa fraude operacao

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay