Às 10h08 desta terça-feira (18/6), a cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro, registrou um tremor de terra com magnitude de 4.0. Onze minutos depois ocorreu outro abalo sísmico na cidade, mas e com menor magnitude, de 3.2.
 
Alguns vídeos captados por câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais de Frutal, no momento do tremor, circulam por grupos de WhatsApp e redes sociais de moradores. Em um dos vídeos, captado em um bar, é possível perceber um freezer balançando.
 
 



Em outro vídeo, em um supermercado, um produto que estava na prateleira foi ao chão. Em um terceiro vídeo registrado por câmera de segurança, localizada na zona rural da cidade, telhas se soltaram e se espatifam, no momento do tremor.
 
Segundo nota do Centro de Sismologia da USP, que integra a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o tremor foi o maior já registrado na cidade.
 

“Desde 2015, já foram registrados 22 pequenos tremores na região de Frutal-MG, sendo este de magnitude 4.0 ocorrido hoje, o maior deles. Este evento foi registrado em estações de Rede Sismográfica Brasileira distantes mais de 1300 km do epicentro. Desde abril de 2023, há uma sequência de tremores nessa região sempre com magnitudes menores que 3”, complementou a nota.
 
O Centro de Sismologia da USP explica que a grande maioria dos tremores têm causas naturais e se devem a grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre. “O tremor que as pessoas sentem é resultado de uma movimentação repentina em alguma falha ou fratura, que "escorrega" por causa das pressões geológicas.
 
Ainda assim, apesar do desconforto causado pelos tremores, é muito pouco provável que eles venham ocasionar problemas maiores", finalizou a nota.
compartilhe