Um acidente envolvendo uma carreta carregada com combustível fechou a Via Expressa, na altura do bairro Coração Eucarístico, Região Noroeste de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (1º/7).
Devido ao risco de explosão, os dois sentidos da rodovia foram interditados. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou a situação com o uso de espuma. Moradores de prédios próximos ao local do acidente precisaram sair de casa por segurança.
Segundo o condutor do caminhão, ele fez uma conversão indicada pelo navegador no GPS, perdeu o controle da direção e tombou de frente a um lote vago. Ele não se feriu.
Houve o vazamento de sete mil litros de combustível. A carreta transportava 15 mil litros de óleo diesel S10, gasolina e etanol. Com o tombamento, a carreta se desprendeu do cavalo mecânico.
- Veja: acidente com dois carros mata mulher e fere duas pessoas em Minas
- E mais: acidente mata pai, mãe e dois filhos no Norte de Minas
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o combustível vazou na pista entrou em algumas galerias de rede pluvial. O Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Demad) e a empresa responsável pelo transbordo da carga já estão no local.
No local, os bombeiros informaram que a previsão para a finalização do transbordo da carga é de duas horas e que, depois do transporte do combustível, ao menos uma parte da Via Expressa será liberada.
Trânsito complicado
O trânsito está interrompido nos dois sentidos da Via Expressa. Há longos engarrafamentos, do Bairro Coração Eucarístico até o Carlos Prates e até as redondezas do Anel Rodoviário.
Com o bloqueio da pista, o trânsito dentro do bairro se intensificou, especialmente nas ruas Dom Joaquim Silvério, que dá acesso à Avenida Vereador Cícero Ildefonso, e na Coração Eucarístico de Jesus, principal saída do bairro.
O motorista que sai de Contagem e segue sentido dentro de BH deve pegar o desvio pelo bairro Via Oeste até chegar na Avenida Amazonas. Para quem segue para Contagem, o desvio é feito pela Avenida Coração Eucarístico de Jesus.