Com o nome Arcanjo 12, o novo helicóptero multimissão é do modelo Koala e tem capacidade para até oito ocupantes -  (crédito: Foto: Luis Adolfo)

Com o nome Arcanjo 12, o novo helicóptero multimissão é do modelo Koala e tem capacidade para até oito ocupantes

crédito: Foto: Luis Adolfo

Militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais receberam uma nova aeronave na manhã desta terça-feira (2), data que é celebrado o Dia Nacional do Bombeiro. O evento para a entrega do helicóptero foi realizado na Cidade Administrativa.



Para a comandante do batalhão de operações aéreas Tenente Coronel Karla Lessa, a nova aeronave, que custa mais de R$ 35 milhões, vai aprimorar o trabalho da corporação. “Ele vai compor o suporte aéreo avançado de vida”, destaca.

 

 

Com o nome Arcanjo 12, o novo helicóptero multimissão é do modelo Koala e tem capacidade para até oito ocupantes. A tenente-coronel também destaca que a aeronave vem com equipamentos especiais como guincho e gancho, que servem para fazer salvamento em locais de difícil acesso.

 

 

“Ela é um novo modelo de aeronave, mais moderna. Ela tem a capacidade de levar, em todos os atendimentos, o piloto e o copiloto, sem necessidade de desembarque do copiloto, por exemplo, para transportar pacientes”, acrescenta.

 


Além da entrega do Arcanjo 12, os bombeiros vão receber mais quatro helicópteros até 2025. Com o reforço de hoje, os militares passam a ter disponível, ao todo, 10 aeronaves, sendo sete helicópteros e três aviões. “A aquisição das novas aeronaves irão servir para abertura de novas bases em Juiz de Fora e Governador Valadares. Eles também servirão para renovar a frota que hoje é utilizada nas bases no batalhão de operações aéreas”, diz

 

Durante a cerimônia de entrega, o secretário de Saúde de Minas Gerais Fábio Baccherettti foi homenageado com a comenda Bombeiro Honorário, concedida a pessoas ou entidades que contribuem com o aprimoramento do serviço do Corpo de Bombeiros Militar.

 

Fábio Baccheretti também ressaltou a importância da chegada da nova frota de helicópteros. “Com a base em Juiz de Fora e a base de Governador Valadares não haverá um cantinho de Minas que não conseguiremos dar tempo de resposta”, afirma.

 

O secretário de saúde explica que o transporte aéreo efetuado pelos bombeiros não são apenas para pacientes em acidente de trânsito. “Estamos falando de transporte de órgãos, pacientes de infarto e AVC. Todos eles têm tempo. E isso tudo é feito com esse transporte aéreo”, termina.

Secretário Fábio Baccheretti de terno

Secretário Fábio Baccheretti

Jair Amaral/EM/D.A.Press

Dia Nacional dos Bombeiros

 

A solenidade desta terça-feira (2) retoma, segundo a corporação, a trajetória dos primeiros bombeiros que deram início a uma história de coragem quando os recursos ainda eram limitados.

 

“É um evento significativo para todos nós bombeiros, porque celebra o trabalho que é realizado e apresentado para a sociedade. Aqui é um momento de festejar a vida destes profissionais que trabalham nessa corporação, e que se doam para prestar o melhor serviço para a sociedade”, comemora a Tenente Coronel Karla Lessa.

 

O evento acontece no Dia Nacional dos Bombeiros, na Cidade Administrativa

O evento acontece no Dia Nacional dos Bombeiros, na Cidade Administrativa

Jair Amaral / EM. / DA.Press