A Biblioteca Pública Ilka Maria Munhoz Gurgel, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está com as atividades suspensas desde 4 de junho. Na data, a Secretaria de Esporte e Cultura da cidade anunciou que o motivo para a suspensão das atividades seria o encerramento do contrato de locação de imóvel.
Passado um mês, até o momento não existe uma nova data para o retorno das atividades da biblioteca nem um novo endereço foi divulgado. Na época do anúncio do fechamento, a prefeitura divulgou que “a biblioteca continuará suas atividades em um novo endereço mais acolhedor e mais acessível a todos, que em breve será divulgado”.
A biblioteca já funcionou onde hoje é a Câmara Municipal de Ribeirão das Neves. Até 4 de junho, o acervo da biblioteca poderia ser consultado e solicitado em um pequeno prédio amarelo da Rua Arlete de Souza Oliveira, na Região Central de Ribeirão das Neves.
- Leia também: Carro pega fogo 20 minutos depois de ser comprado
Os visitantes da biblioteca com empréstimos pendentes podem realizar a devolução na Casa de Cultura, dentro do Parque Ecológico. Já os visitantes que queiram pegar um livro emprestado podem ir até o espaço da Biblioteca no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) das Artes, no bairro Jardim Colonial.
- Leia mais: Escadão agroecológico: moradores criam horta urbana e comunitária em BH
- E ainda: Mineira que quer fazer eutanásia conta com 'apoio' da filha de 10 anos
A biblioteca tem um acervo de 12 mil títulos da literatura brasileira e estrangeira e temáticas como literatura infanto juvenil, gibis, política, filosofia, religião, sociologia, medicina, biologia, psicologia, economia, direito, enciclopédias e dicionários.
Acionada pela reportagem do Estado de Minas, a Prefeitura de Ribeirão das Neves informou que o novo local já está em fase de locação.
Veja a nota completa da Prefeitura de Ribeirão das Neves
"A Prefeitura de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, informa que a Biblioteca Pública Ilka Maria Munhoz Gurgel está com seu funcionamento suspenso, devido ao encerramento do contrato de locação de imóvel bem como a solicitação por parte dos proprietários que o local fosse desocupado. A biblioteca continuará suas atividades em um novo espaço, que já está em fase de locação, mais acolhedor e acessível a todos.
O acervo do espaço é de aproximadamente 12 mil títulos de diversas áreas como literatura brasileira e estrangeira, literatura infanto juvenil, gibis, política, filosofia, religião, sociologia, medicina, biologia, psicologia, economia, direito, enciclopédias e dicionários.
Além dos livros disponibilizados, a biblioteca conta com telecentro comunitário com acesso a internet gratuita. Os livros que foram locados podem ser entregues no parque da Casa de Cultura, durante este período de transição. Ressaltamos que os frequentadores do espaço estão convidados a conhecer a biblioteca localizada dentro do Céu das Artes, no bairro Jardim Colonial, um espaço aconchegante e com diversas opções de conhecimento e entretenimento."