Até outubro de 2023, Minas Gerais registrava 11.201.920 veículos -  (crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Até outubro de 2023, Minas Gerais registrava 11.201.920 veículos

crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press

O governo de Minas Gerais divulgou, neste sábado (6/7), o cronograma para a exigência do licenciamento anual de veículos. A portaria foi assinada por Lucas Vilas Boas Pacheco, chefe de Trânsito da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito.

 

 

De acordo com o texto, a partir das datas estabelecidas, os motoristas deverão portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente ao exercício de 2024, podendo ser no formato impresso ou digital, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Permissão para Dirigir (PPD), também em formato impresso ou digital.

 

 

Os agentes de trânsito não precisarão solicitar comprovantes de pagamento das taxas e tributos do CRLV, apenas o documento em si. Motoristas em situação irregular poderão ser multados e ter seus veículos rebocados.

 

 

Minas Gerais

 

Até outubro de 2023, Minas Gerais registrava 11.201.920 veículos. A expectativa do governo mineiro é arrecadar R$ 10,6 bilhões com o IPVA de 2024, um aumento de R$ 500 milhões em relação ao ano anterior.

 

 

Do total arrecadado, 40% vão para o caixa único do Estado, outros 40% são destinados aos municípios onde os veículos estão registrados, e 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O cronograma oficial de pagamento parcelado terminou em março.

 

Confira as datas

  • Placas com final 1, 2 e 3: Exigência a partir de 1º de setembro
  • Placas com final 4, 5 e 6: Exigência a partir de 1º de outubro
  • Placas com final 7, 8, 9 e 0: Exigência a partir de 1º de novembro

 

Acesse o Portal Vrum e saiba tudo sobre automobilismo