A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) autorizou nesta terça-feira (16/7) a desapropriação de uma série de imóveis localizados próximos ao Shopping Estação, na Região Venda Nova, para a construção de uma trincheira na Avenida Cristiano Machado. A área que será desapropriada soma 339,98 m2 em cinco lotes diferentes.
Com a construção da trincheira, os motoristas que seguem na Avenida Cristiano Machado no sentido Centro-Bairro poderão seguir para a Rua das Gabirobas, ao lado do Hospital Risoleta Neves, sem precisar fazer o retorno atual próximo à Faminas. A previsão é de que as obras custem R$ 209 milhões.
O decreto que determina as desapropriações também autoriza que os responsáveis pelo projeto aleguem urgência para o judiciário. De acordo com a PBH, o processo ainda está na fase de convocação dos expropriados para negociação e atendimento.
Detalhes da obra
As intervenções para a construção da trincheira serão feitas em uma área de 1,8 km ao longo da Avenida Cristiano Machado, entre a Rua dos Bacuraus e a MG-010. A obra teve o licenciamento urbanístico aprovado pelo Conselho Municipal de Política Urbana no mês passado.
O projeto das intervenções inclui uma trincheira no trecho entre a Catedral Cristo Rei e a Rua das Gabirobas. Também está prevista uma ciclovia, com 800 metros de extensão, em um dos lados da Avenida Cristiano Machado. A via também terá um alargamento na sua interseção com a Avenida Vilarinho.
Mais intervenções
Outras três obras de mobilidade estão previstas para a Avenida Cristiano Machado:
- Construção de um viaduto na interseção com a Avenida Waldomiro Lobo, no Bairro São Bernardo, prevista para ser concluída ainda em 2024;
- Construção de um viaduto na interseção com a Avenida Sebastião de Brito, no Bairro Primeiro de Maio, prevista para ser concluída no segundo semestre de 2025;
- Construção de um viaduto na interseção com a Avenida Saramenha, no Bairro Guarani, prevista para ser concluída no segundo semestre de 2025.
Outras desapropriações
Também na Avenida Cristiano Machado, a Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta terça-feira (16/7) a desapropriação de um lote de 339 m2 no Bairro Sagrada Família para a instalação de taludes.