Dizem que não existe lugar melhor que Minas Gerais. Famoso pela culinária e pela hospitalidade, o estado agora virou tema de novas versões de grandes sucessos da música brasileira. A ideia é dos humoristas (mineiros, claro) Bruno Berg e Daniel Berth. Alceu Valença, Gilberto Gil, Fernanda Abreu e outros artistas ganharam inspirações no pão de queijo, cafezinho e outros pontos marcantes de Minas.
“Aquele abraço”, de Gilberto Gil, não reverenciaria o Rio de Janeiro. “O Belo Horizonte continua lindo / O Belo Horizonte continua sendo / O Belo Horizonte de boteco e bares / Alô, alô, meu Barreiro / Aquele abraço”, cantam. A “moça bonita da praia de Boa Viagem”, musa da música “La belle de jour”, de Alceu Valença, deu lugar para a beleza de uma mulher na Praça da Liberdade, que “passava um café lá de Manhuaçu”.
E se o baiano Caetano Veloso celebrou o carnaval baiano em “Atrás do trio elétrico”, Bruno e Daniel preferem ir atrás do pão de queijo. “GV 40 graus / vou lá pros States / eu não quero mais ganhar em real”, cantam, parodiando Fernanda Abreu.
O primeiro vídeo fez tanto sucesso, que a dupla resolveu repetir a parceria uma segunda vez. “Explode coração”, do Salgueiro, agora virou uma música sobre mobilidade urbana. “Metrô, não temos, não / Pra maior mobilidade/ Tadim do meu Barreiro / Mais de uma hora praí pro centro da cidade”, cantaram.
Os “sobe e desce” da Guaicurus, o flerte no bar e até as enchentes da capital não ficaram de fora. “Não perdi o meu medo, o meu medo da chuva / Pois eu moro perto da Vilarinho / E lá pode alagar”, cantam, fazendo uma versão de Raul Seixas.
Ver essa foto no Instagram
Os internautas elogiaram a criatividade. “Parabéns, vocês são demais! Ótimo trabalho, obrigada por mostrar pra todos. Uai, que trem lindo”, escreveu um perfil. Além dos elogios, teve quem lembrou que existem grandes nomes que são de Minas e já cantaram sobre o estado. “Os melhores artistas da música do Brasil já são mineiros... Clube da Esquina mandou lembranças”, apontou um comentário.