
Alvará para liberar veículos removidos para pátio poderá ser emitido online
O serviço está disponível para veículos removidos como consequência de infração de trânsito. Veículos apreendidos por impedimento judicial ou crimes de trânsito
compartilhe
Siga noO Governo de Minas disponibiliza um serviço que permite que a solicitação do alvará de liberação para veículos removidos para pátios credenciados seja feita online. A novidade, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), está disponível para pessoas físicas de todo o estado cujo veículo foi removido como consequência de infração de trânsito durante abordagens feitas por agentes. Veículos apreendidos por impedimento judicial ou crimes de trânsito continuam com atendimento presencial.
23/07/2024 - 18:31 Desmanches, ferros-velhos e revendedoras de veículos são alvos de operação 23/07/2024 - 18:46 MP pede na Justiça que Copasa regularize esgoto em município mineiro 23/07/2024 - 19:15 Produtor de leite é multado em R$ 200 mil por trabalho análogo à escravidão
Com o alvará emitido online, o proprietário irá poder se deslocar direto para o pátio credenciado pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) para liberar o veículo. A liberação é feita mediante regularização da pendência que motivou a remoção.
No pátio, será necessário quitar as despesas com remoção e estadia. A consulta sobre o pátio credenciado para onde o veículo foi removido e os valores das pendências podem ser feitas no site da CET-MG.
Leia também: Jovem com tornozeleira eletrônica é executado dentro de carro em BH
Antes desse serviço, o condutor precisava acessar o portal da CET-MG para obter os detalhes das pendências, como multas e taxas sem pagamento, e verificar o endereço para onde o veículo foi levado. Em seguida, deveria solucioná-las e, com os comprovantes, se deslocar até uma unidade de atendimento — Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, em Belo Horizonte, e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) no interior — para solicitar o alvará de liberação do veículo.
O chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, diz que a medida faz parte da política do Governo de Minas para facilitar a vida do cidadão.
“A CET-MG está, gradualmente, implementando a transformação digital dos serviços de trânsito para facilitar a vida dos mineiros. A liberação de veículos pela internet representa um importante avanço na modernização desses serviços e atende o cidadão, de forma mais eficiente, ágil e com economia de tempo, que não precisa se deslocar até uma unidade de atendimento”, afirma.
Leia também: Vídeo: entregador sofre sequestro relâmpago em Minas e perde R$17 mil
Como funciona
Para utilizar o serviço, basta acessar o site www.transito.mg.gov.br, clicar na aba “Veículos”, depois em “Veículos removidos para o pátio” e, em seguida, “solicitar liberação de veículos removidos (Irregularidades)”. Por fim, no botão “UAI Virtual”.
Em seguida, o usuário deve fazer a autenticação com a conta do Governo Federal – gov.br. Para dar início à solicitação, a documentação necessária, indicada na página do serviço, deve ser incluída. As solicitações enviadas até às 15h, de segunda a sexta-feira, serão analisadas no mesmo dia.
Leia também: BR-040: pedágio entre BH e Juiz de Fora vai dobrar de valor
O sistema Protocolo Digital, da UAI Virtual, foi desenvolvido em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). A iniciativa foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a intermediação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC). O responsável pelo projeto é o superintendente de Soluções de Trânsito e Atendimento ao Cidadão da Prodemge, André Ferreira.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice