Um acidente, com um caminhão de Gás Liquefeito Petróleo (GLP), debaixo de um viaduto no Centro de Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, provocou a interrupção da linha férrea. Devido à sua altura, o tanque do veículo acabou atingindo a estrutura do viaduto onde passa a ferrovia.
Leia também: BH: mulher tem antebraço amputado em acidente envolvendo cinco veículos
Segundo o Corpo de Bombeiros (CBMMG), o acidente ocorreu nas primeira horas da manhã desta terça-feira (16/7), quando o caminhão bateu em um dos pilares do viaduto. Houve vazamento de gás em função do rompimento da válvula de segurança na parte superior do tanque. Não houve feridos.
O motorista informou que saiu de Ibirité, na Região Metropolitana de BH, para fazer a entrega do gás em Riacho dos Machados e teria pernoitado em Montes Claros. Ao seguir orientação do GPS, acabou sendo direcionado para o viaduto, por não ter observado a sinalização.
Devido ao risco de explosão, o Corpo de Bombeiros fez o isolamento da área e evacuação das pessoas em um raio de 100 metros por medidas de segurança, inclusive uma escola de educação infantil.
Os militares precisaram se equipar com equipamento de proteção respiratória para entrar na zona quente a fim de aplicação de jato de água neblinado para dispersão dos gases emanados. Foram utilizados mais de 31 mil litros de água na operação.
Também foram acionados a Polícia Militar, a Defesa Civil Estadual, a Guarda Municipal, a Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans), a CEMIG e a AMBIPAR, empresa especializada em emergências envolvendo acidentes com produtos químicos.
De acordo com os bombeiros, o local só será liberado quando todos os procedimentos de segurança forem cumpridos, por enquanto sem previsão de horário, após a contenção do produto, transbordo da carga e remoção do veículo.