Muitas pessoas não sabem mas existe um Cristo além daquele do Milionários, bairro da Região do Barreiro, em Belo Horizonte. O monumento ao Cristo Redentor de Ibirité ou a Praça do Cristo, como é mais conhecida pelos moradores, é uma estrutura que nasceu em 2003, criado pelo artista plástico e escultor José Amâncio de Carvalho. Ela fica localizada na Avenida Marechal Hermes, bairro Durval de Barros, em Ibirité, na Grande BH.

 

Para ir até ela existem algumas opções conhecidas. Os visitantes de Betim e Contagem podem acessar a praça pela BR-381, entrando um pouco antes da Churrascaria Carretão e seguir por dentro do bairro. Para os que estão em Ibirité, a alternativa é ir pela estrada nova, na Rodovia Renato Brandão Azeredo e entrar para o bairro Vila Ideal. E para os que vêm sentido Barreiro, a possibilidade é pelo bairro Lindéia.

 

 


 

São caminhos que valem a pena ser percorridos já que a Praça do Cristo proporciona uma experiência única. Em volta de um arco e com os braços estendidos, feito em concreto, aço corten, e revestida em cerâmica com detalhes de imagens de peixes, está o Cristo do Durval de Barros. Com aproximadamente 20 metros de altura, o monumento está voltado em direção a Ibirité, abraçado por uma vista deslumbrante de diversas cidades da Região Metropolitana.

 

Cristo Redentor de Ibirité

Edésio Ferreira/EM/D.A.Press

 

 

À direita do Cristo, bem ao fundo da paisagem, é possível visualizar a cidade de Sarzedo e a Lagoa da Petrobras, com seus aguapés. Na frente é possível ver bairros de Ibirité e do Barreiro, contornados pela Serra do Rola Moça. E à esquerda, vemos a maior parte de Belo Horizonte e Nova Lima, cercados pela Serra do Curral.

 

Além da vista de tirar o fôlego, o lugar oferece para os visitantes a prática de atividades. É o que conta o morador da região Wesley Ferreira, de 34 anos. “É um lazer muito bom. As pessoas podem se distrair, tirar umas fotos e trazer os meninos para brincar”, diz. Opinião compartilhada pelo também morador Joanatan Martins. “A pessoa vem aqui vê uma vista e toma um ar. É muito bom para a qualidade de vida”, ressalta.

 

 

Próximo à praça, há a Unidade Básica de Saúde Bela Vista, que de acordo com a Prefeitura de Ibirité recebe aproximadamente 100 pacientes por dia, e a Escola Municipal Maria das Mercês Aguiar, que conta com 752 alunos matriculados. Espaços que deixam a praça bem mais movimentada, mantendo o fluxo constante de pessoas.

 

Reforma na Praça

 

A estrutura nem sempre foi motivo de elogios. De acordo com Joanatan, no passado a praça não era nivelada e ficava em uma subida, o que dificultava uma simples caminhada ou um passeio de bicicleta. Porém, a Praça está recebendo uma reforma, sendo toda reestruturada.

 

 

Segundo a prefeitura, na parte superior da praça está sendo instalado um mirante, e embaixo da estrutura, vem sendo executada a criação de um espaço de convivência para os visitantes. ”A reforma é para entregar à população um local revitalizado e com plenas condições de acessibilidade”, destacam em nota.

 

Banquinhos ainda estão sendo construídos e há muita poeira no local, mas as obras já estão na reta final. Por esse motivo, Joanatan que é morador da região há duas décadas, estava no local para avaliar a mudança. “Que eu me lembre é a terceira vez que reformam a praça, e desta vez, é a melhor que já fizeram aqui. Ela vai ficar mais conhecida e frequentada”, destaca.

 

Morador da região Joanatan Martins

Edésio Ferreira/EM/D.A.Press

compartilhe