A ação aconteceu em frente a garagem da S&M Transportes, no Bairro São Marcos, Região Nordeste -  (crédito: Adão de Souza/PBH)

A ação aconteceu em frente a garagem da S&M Transportes, no Bairro São Marcos, Região Nordeste

crédito: Adão de Souza/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, nesta quarta-feira (7/8), mais uma operação contra irregularidades no serviço de transporte público. A ação ocorreu em frente à garagem da S&M Transportes, no Bairro São Marcos, Região Nordeste.

 

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Agentes da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), da BHTrans e da Guarda Municipal abordaram dois veículos. Foram emitidas cinco autuações, e um veículo teve a Autorização de Tráfego (AT) recolhida devido à irregularidades no elevador. As outras autuações foram por extintor vencido, filtro do ar-condicionado e campainha interna inoperante.

 

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O ônibus que teve a autorização de tráfego recolhida recebeu um adesivo informando que o veículo foi reprovado na fiscalização. O ônibus só poderá voltar a operar após a correção do problema e uma nova vistoria. Passageiros que encontrarem ônibus do transporte municipal com esse adesivo devem denunciar por meio dos canais da Prefeitura.

 

De acordo com a PBH, a escolha das linhas e garagens alvo de fiscalização considera os registros de reclamações feitos pelos passageiros. A participação da população, por meio dos canais da Prefeitura, é essencial para identificar os locais e as linhas que apresentam irregularidades, segundo o Executivo municipal.

 


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Fiscalizações do Transporte Coletivo

 

Em 2024, foram realizadas 2.882 ações de fiscalização e 17.329 ônibus foram vistoriados — alguns deles mais de uma vez — o que representa uma média de mais de 550 veículos fiscalizados por semana. As operações resultaram em 19.174 autuações, 603 autorizações de tráfego (ATs) recolhidas e 21 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG.

  

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As fiscalizações são realizadas por agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal nas portas das garagens, nas estações, ao longo dos itinerários das linhas — inclusive nos pontos finais — e também no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), por meio do SITBus, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que monitora cada viagem do transporte coletivo.