A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (20/8), a Operação Schutz, que combate crimes de produção e compartilhamento de arquivos contendo abuso sexual infanto-juvenil. O foco em Minas Gerais é em Divinópolis.
O primeiro mandado, que deu origem a toda a operação, aconteceu em Curitiba, no Paraná. A partir dessas informações foram iniciadas investigações pela PF que revelaram indícios de que imagens contendo cenas de abuso sexual infanto-juvenil estejam sendo produzidas mediante extorsão cometida por suspeito de outro país.
Em razão do envolvido residir no exterior, será necessária a cooperação internacional para que ele responda pelos crimes de produzir, armazenar e compartilhar material contendo cenas envolvendo abuso sexual infantil e, se condenado, pode receber a pena de até dezoito anos de reclusão.
- Leia: Incêndio segue destruindo vegetação na Serra da Moeda
- Leia mais: Peixes morreram na UFMG durante corrida da Stock Car
- Leia também: MG: mesmo com onda de calor, cidades aparecem entre as mais frias do país
A PF alerta os pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. No alerta emitido pela PF, a prevenção é apontada como fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.