Meteorologia explica que névoa seca foi intensificada pela presença de uma extensa massa de ar seco continental e registros de queimadas em áreas de vegetação  -  (crédito: Gladyston Rodrigues / EM / D.A Press)

Meteorologia explica que névoa seca foi intensificada pela presença de uma extensa massa de ar seco continental e registros de queimadas em áreas de vegetação

crédito: Gladyston Rodrigues / EM / D.A Press

O céu de Belo Horizonte e Região Metropolitana amanheceu embaçado e opaco neste sábado (24/8). A condição, que se parece muito com fumaça, é causada pela névoa seca. O fenômeno ocorre normalmente durante a tarde, quando as temperaturas estão mais altas e os níveis de umidade do ar mais baixos. A previsão é que a máxima registrada seja de 33ºC, com umidade relativa mínima do ar em torno de 15%. A temperatura mínima registrada foi de 16ºC, na Região da Pampulha.

 

 


 

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 708 cidades mineiras estão em alerta de perigo potencial devido à baixa umidade. O aviso é válido até as 20h deste sábado, mas poderá ser renovado ao longo deste domingo (25/8). Durante a notificação, os índices de umidade relativa do ar podem variar entre 30% e 20%, abaixo do ideal estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que varia entre 50% e 60%. 

 

 


O meteorologista Ruibran dos Reis explica que a névoa seca foi intensificada pela presença de uma extensa massa de ar seco continental que tem, ainda, dificultado a formação de nuvens. Conforme o especialista, por volta das 14h, a umidade estava em 21% com possibilidade de queda nas próximas horas. Ele explica que o índice poderá ficar abaixo dos 20% previstos inicialmente. 


 

“Como estamos com uma massa de ar quente atuando sobre o estado e baixa umidade relativa do ar, há favorecimento na formação de queimadas que acabam influenciando na formação e prevalência da névoa seca. Essas situações causam a inversão do fenômenos, sendo possível percebê-la também durante a manhã”, afirma o especialista. 

 

 


Em dias que o fenômeno acontece, as recomendações são válidas para todas as pessoas, e não apenas para os grupos de risco, como no caso das doenças respiratórias. Entre os cuidados a serem tomados, o principal é em relação à hidratação. Além disso, as pessoas são orientadas a não consumirem alimentos pesados e de difícil ingestão. 

 

 

 

À noite, mesmo sendo um período mais frio, e por isso mais úmido, é recomendado dormir em locais arejados e umedecidos por aparelhos umidificadores, ou mesmo com uma bacia com água. Os banhos devem ser mais frios, e não quentes. E, apesar de sempre bem-vindas, as atividades ao ar livre devem ser evitadas em horários que o Sol está mais a pino, ou seja, das 11h às 15h.

 

 

 

 

E aí, vai chover? 


Ao contrário da capital, no Sul de Minas e Região da Zona da Mata há possibilidade de formação de nuvens e registros de chuva. Isso acontece devido à frente fria que começa atuar na região aumentando a nebulosidade. A umidade também vai melhorar na Região Oeste do estado. Na Grande BH, o clima começa a mudar a partir da segunda-feira (24/8), mas sem previsão de precipitação. 

 

 


De acordo com o Inmet, o último registro de chuva em Belo Horizonte foi feito em 19 de abril deste ano. Até este sábado, foram 127 dias consecutivos sem precipitações. O maior intervalo de seca da história foi em 1963. Na ocasião, foram registrados 198 dias sem chuva. 


 

 

 

 

Cuidados com a saúde

Nesta época os dias ficam mais secos devido à pouca incidência de chuvas, causando uma menor dispersão dos poluentes - o que piora a qualidade do ar -, o que por si só já seriam fatores irritantes das mucosas respiratórias. Esses fatores, aliados à tendência de aglomeração em locais fechados, faz com que as infecções aumentem a incidência. 


 

Para amenizar e prevenir o contágio por doenças respiratórias durante a época mais fria do ano, o recomendado é sempre manter a caderneta de vacina em dia. Na capital, a vacina contra a gripe está disponível gratuitamente nos 152 centros de saúde, pontos extras e drogarias parceiras da Prefeitura de Belo Horizonte. Podem receber a dose todas as pessoas a partir de 6 meses de idade e que ainda não tenham recebido o imunizante neste ano. Todos os endereços e horários de funcionamento, assim como os públicos contemplados em cada local, podem ser consultados neste link.

 

 


 

 

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, receber a dose é uma importante forma de prevenir a infecção pelos vírus da influenza. Com isso, é possível evitar formas graves da doença, internações e, até mesmo, os óbitos. O objetivo da campanha de vacinação é reduzir as complicações, internações e óbitos pela infecção pelo vírus influenza. Por isso, as doses são trivalentes, ou seja, protegem contra os influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B. É importante destacar que não há impedimento em receber, no mesmo dia, a vacina contra a gripe juntamente com outras vacinas.


 

 

Para receber o imunizante é necessário levar o documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacina para o devido registro. É importante destacar que não há impedimento em receber, no mesmo dia, a dose contra a gripe juntamente com outras vacinas. Ou seja, as pessoas que buscarem os centros de saúde podem, também, atualizar o cartão de vacinação com outros imunizantes.

 

 


Confira a previsão para os próximos dias em Belo Horizonte e região metropolitana:


  • Domingo (25/8): Céu claro com névoa seca. Temperatura máxima prevista de 32ºC e mínima 16ºC. 

 

  • Segunda-feira (26/8): Céu parcialmente nublado. Temperatura máxima prevista de 28ºC e mínima de 17ºC.

 

  • Terça-feira (27/8): Céu parcialmente nublado a claro. Temperatura máxima prevista de 26ºC e mínima de 14ºC. 


 

 

Confira a previsão para os próximos dias em Minas Gerais:


  • Domingo (25/8): Céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Céu claro a parcialmente nublado no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Oeste. Demais regiões, céu claro com névoa seca. Temperatura máxima prevista de 36ºC e mínima de 8ºC.

 

  • Segunda-feira (26/8): Céu nublado a parcialmente nublado com chuva isolada na Zona da Mata e Sul/Sudoeste. Céu parcialmente nublado no Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Metropolitana. Demais regiões, céu claro com névoa seca. Temperatura máxima prevista de 35ºC e mínima de 5ºC. 


  • Terça-feira (27/8): Céu parcialmente nublado com névoa úmida na Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Céu parcialmente nublado a claro com névoa úmida no sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Metropolitana. Demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. Névoa seca no Noroeste e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Temperatura máxima prevista de 35ºC e mínima de 3ºC.