O professor de História e pesquisador das culturas de rua do Brasil, Luiz Antônio Simas, estará neste sábado (17/08), às 11h, na Livraria Jenipapo, na Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte para lançar o livro "Maldito invento dum baronete: Uma breve história do jogo do bicho".
Siga o nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
A jogatina, criada em 1892, vem ganhando espaço na mídia e chamando atenção das pessoas. Os documentários "Doutor Castor", que conta a história do bicheiro e patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel; e o "Vale o Escrito - A Guerra do Jogo do Bicho" aborda os bastidores dos crimes decorrentes das relações entre contraventores e suas famílias.
Simas é conhecido por livros que tratam da história do dia a dia, destacando "Dicionário da História Social do Samba", "Almanaque de Brasilidades", "Umbandas: Uma história do Brasil" e "Samba de Enredo: História e Arte".
- Comissão do Senado aprova projeto que legaliza jogos de azar no Brasil
- Influenciadora Patrícia Ramos critica famosos que divulgam jogos de azar
- Cansado com gastança da esposa em jogo do bicho, homem chama a Polícia
O historiador é jurado do Estandarte de Ouro, maior premiação do Carnaval carioca, e chegou a ser enredo da escola de samba Acadêmicos da Abolição, em 2023, na Série Prata, reconhecendo seu trabalho de pesquisa dos eventos populares.