O tempo seco deve ficar ainda mais intenso nos próximos dias em Belo Horizonte. A Defesa Civil da capital mineira emitiu um alerta para baixos índices de umidade relativa do ar. De acordo com o órgão, o índice deve ficar em torno de 15%, durante as tardes, até domingo (25/8). 

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia


O motivo do alerta é uma massa de ar seco que atinge a capital e também abaixou a umidade relativa do ar, conforme informou a Defesa Civil. Além do tempo seco, a previsão meteorológica indicou que o resto do dia em BH apresentará céu claro e névoa seca. Nesta terça-feira (20/8), Belo Horizonte deve completar 123 dias de estiagem.

 



 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também soltou alertas para tempo seco. Além de BH, a região Noroeste, Norte, Central Mineira, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Metropolitana também terão baixos índices de umidade.

 


O ideal, conforme a Organização Mundial de Saúde, é que a umidade relativa do ar fique maior que 50%. Abaixo desse índice, o tempo seco pode causar problemas à saúde. Entre 20% e 12%, de acordo com o Inmet, a baixa umidade pode causar risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz também podem ser identificados.


Além do tempo seco, as próximas tardes em BH também serão de calor. Nesta terça e quarta-feira (21/8), a máxima estimadadeve ficar em torno de 31°C. Já na quinta-feira (22/8) e na sexta-feira (23/8) a previsão é que a temperatura marque 30°C. No início do fim de semana, o sábado terá calor de 32°C.



Confira as recomendações da Defesa Civil:   

  

  • Hidrate-se durante o dia;     
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;     
  • Evite frituras;     
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;     
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;     
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;     
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;    
  • Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

 

*Estagiária sob a supervisão do subeditor Humberto Santos

compartilhe