Nesta terça-feira (27/8), um ex-policial militar de Minas Gerais, condenado por homicídio e foragido desde 2009, foi preso no município de Ubaitaba, na Bahia. O homem, de 56 anos, trabalhava como diretor de uma escola local e foi capturado graças a uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Minas Gerais e a Polícia Civil da Bahia.

 

O fugitivo também tinha um mandado de prisão expedido pela Justiça de Rondônia por práticas de estelionato. Durante sua fuga, morou em Vilhena, Rondônia, onde assumiu uma nova identidade para evitar ser localizado. No estado baiano, prestou concurso público e foi contratado pela Secretaria de Estado da Educação da Bahia.

 



 

Operação conjunta com a PF

 

A prisão foi resultado de um esforço coordenado pelo Setor de Inteligência da Polícia Civil e o Laboratório de Inteligência Cibernética da Superintendência de Informações e Inteligência Policial da Polícia Civil, em parceria com a Diretoria de Inteligência Policial da Polícia Federal (PF). O projeto envolveu o enriquecimento e a análise de dados de diversas origens para localizar criminosos foragidos da Justiça mineira.

 

Siga o nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

O homem, que não apresentou resistência durante a prisão, reconheceu que um dia poderia ser encontrado. Ele é o quarto indivíduo preso como resultado desse projeto de cooperação entre as forças policiais.

 

 

Fuga e captura na Bahia

 

O ex-policial militar foi condenado por homicídio em Minas Gerais e estava foragido há 15 anos. Durante esse tempo, ele conseguiu se esconder utilizando documentos falsos e assumindo uma nova identidade, o que facilitou sua inserção em uma nova comunidade e emprego em Ubaitaba. A Polícia Civil não divulgou detalhes sobre o crime pelo qual o ex-PM foi condenado em MG.

compartilhe