A capital mineira ganhou um novo espaço cultural no último sábado (3/9). O Teatro Arena Buritis, localizado no Colégio Batista Mineiro da Região Oeste de BH, tem como objetivo promover apresentações com entrada gratuita para democratizar o acesso à cultura.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
O coronel Gedir Rocha é um dos idealizadores do projeto e diz que a ideia é promover “atividades culturais, sociais e de lazer gratuitamente, envolvendo a comunidade”. As apresentações a serem recebidas podem ser em qualquer formato cultural, como dança, teatro e contação de histórias.
Ele, que também é coordenador de segurança do Colégio Batista Mineiro e Colégio Batista Brasil, explica que não há limitações em quem pode se apresentar no espaço, que tem capacidade para até 300 pessoas. Os interessados devem entrar em contato com a escola para arranjo de detalhes.
Inauguração
O Teatro Arena Buritis foi inaugurado com a apresentação “Brasil em canção”, interpretada pela Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais (OSPM). “Essa parceria é relevante para todos os envolvidos. Levar música para a comunidade através de um projeto tão significativo é muito importante para a PMMG”, afirma o sargento André Taciano, integrante da OSPM.
Piloto de avião e morador do Buritis, Luis Raposo foi prestigiar o evento no último sábado e avalia a experiência positivamente. Além de gostar de orquestras, ele vê o espaço como uma boa oportunidade de reunir a família e fazer um programa diferente.
Para Luis, a gratuidade dos eventos é benéfica por democratizar o acesso à cultura e por incentivar que pessoas experimentem coisas novas. “As pessoas têm um pouco de resistência quando precisam pagar, são mais seletas, já vão no que sabem que vão gostar”, ele explica.
- Expositores da Feira de Antiguidades de BH pedem por revitalização
- Justiça indefere transferência de assassino para hospital psiquiátrico
Outras duas apresentações da orquestra da PMMG estão marcadas para este ano: em 19 de outubro e 14 de dezembro. Na primeira data, também vai acontecer uma apresentação de dança.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Humberto Santos