A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira (5/9) as conclusões do inquérito sobre o desabamento de um talude na obra de construção do supermercado Verdemar no Belvedere, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Segundo a investigação, houve negligência que levou à falhas técnicas e ao rompimento do talude.
Siga o nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
O desabamento em 17 de outubro de 2023 causou a morte de quatro operários. A PC indiciou por quatro homicídios culposos (quando não há a intenção de matar) o engenheiro técnico responsável, o topógrafo e encarregado da obra do Verdemar.
Segundo o inquérito, as penas podem ser aumentadas "pela inobservância de regra técnica de profissão" e por uma lesão culposa - do quinto operário que foi ferido no desabamento e sobreviveu.
O acidente ocorreu depois que o talude que sustentava o refeitório dos operários cedeu e soterrou as vítimas que trabalhavam na contenção dele. O talude apresentava rachaduras e era necessária intervenção para sustentá-lo. No entanto, os trabalhadores, segundo o inquérito, trabalhavam sem que o talude estivesse protegido. Segundo o laudo da perícia técnica, ocorreram falhas técnicas na construção, o que ocasionou o desmoronamento de parte da construção.
O relatório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE-MG) aponta que houve negligência das empresas responsáveis pela construção.
- BH: veja como fica o serviço de coleta de lixo no feriado de 7 de setembro
- BH: incêndio atinge mata próxima ao Hospital da Baleia
- Ônibus com problema mecânico fecha pista do move em avenida de BH
Morreram os operários Roberto Mauro Silva, de 57 anos, Zacarias Evangelista Fonseca, de 58 anos, Rafael Pereira Barbosa, de 34 anos e a engenheira Juliana Angélica Menezes Veloso, de 30 anos.