A árvore da espécie Maguba saiu pela raiz e estava tomada por larvas de besouro metálico -  (crédito: Leandro Couri / E.M / D.A Press)

A árvore da espécie Maguba saiu pela raiz e estava tomada por larvas de besouro metálico

crédito: Leandro Couri / E.M / D.A Press

Uma árvore de grande porte caiu no Bairro Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta terça-feira (10/9) e atingiu a rede de energia elétrica.  

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

 


Patrícia Auade, moradora da rua Ivaí, onde caiu a árvore, conta que ouviu um estrondo perto de 1h30 da madrugada. A árvore da espécie Munguba saiu pela raiz e estava tomada por larvas de besouro metálico. "Alguém gritou. Eu imaginei que estavam roubando cabos e aí deu barulho de transformador. Depois disso acabou a luz", relembra. 

 


Ninguém ficou ferido. No entanto, moradores do Bairro Serra estão sem energia elétrica. De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), equipes de poda da companhia estão realizando a retirada da árvore. Uma equipe da PBH também esta no local fazendo a retirada dos resíduos.

 

Fiação elétrica amorteceu a queda da árvore

Fiação elétrica 'amorteceu' a queda da árvore

Leandro Couri / E.M /D.A Press

 

Patrícia Auade também é dona de um lava-jato que funciona no bairro. A empresária lamenta o impacto da queda da árvore no dia de trabalho, porque perdeu clientes. "Já dispensei vários carros, cerca de dez carros. Hoje mesmo perdi o dia", ressalta. 

 


Como a árvore é de grande porte, a previsão é que a energia seja restabelecida ao longo da tarde, com a conclusão do trabalho de retirada. De acordo com a BHTrans, a rua Ivaí também teve que ser interditada.


De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, apesar da Munguba apresentar aspectos fitossanitários saudáveis, o tronco da mesma encontrava-se internamente oco, indicando presença de besouro metálico, motivo provável da queda da árvore de grande porte. "Outros exemplares de Munguba localizados na rua Ivaí passarão por vistoria técnica", ressalta a PBH em nota.