Cada profissão possui seu "santo padroeiro", que protege os trabalhadores daquela área. Os médicos, por exemplo, têm como figuras religiosas São Cosme e Damião. Mas, afinal, por que eles foram escolhidos para guardar os profissionais da saúde?
Os padroeiros São Cosme e Damião também foram médicos
Os irmãos gêmeos nascidos no século três estudaram medicina e se tornaram figuras famosas na época. São Cosme e Damião eram seguidores de Jesus Cristo, por influência da mãe, e exerciam a profissão cuidando do corpo e prestando auxílio espiritual aos enfermos.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Apesar de terem bons recursos financeiros, foram impelidos pelo espírito cristão da caridade e atendiam os doentes gratuitamente. Por este motivo, os irmãos se tornaram padroeiros dos médicos, farmacêuticos e das faculdades de medicina.
Em sua época, São Cosme e Damião operaram diversos milagres através da oração, como conta o Padre Alex Nogueira. Desta forma, a popularidade dos padroeiros aumentou, o que atiçou a indignação do Império Romano, que perseguia cristãos.
- Relíquia da Beata Nhá Chica 'visita' a Igreja Padre Eustáquio, em BH
- Conheça a Igreja católica de BH que recebe sírios refugiados
Ambos foram capturados pelos soldados romanos enquanto atendiam pacientes, sendo levados ao imperador e acusados de feitiçaria e pregação de seita proibida. Sob domínio do Império Romano, São Cosme e Damião não aceitaram realizar práticas de culto aos deuses romanos e defenderam a fé em um único Deus. Então, foram julgados culpados pelos romanos, sendo condenados à morte, tendo suas cabeças cortadas.