Prefeitura de Belo Horizonte vê baixa adesão na vacinação contra dengue e amplia público  -  (crédito: EBC)

Prefeitura de Belo Horizonte vê baixa adesão na vacinação contra dengue e amplia público

crédito: EBC

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ampliou o público alvo da vacinação contra a dengue para atender o público de 6 e 7 anos. As doses estarão disponíveis nos postos de saúde da capital a partir desta sexta-feira (20/9).

 


Segundo a PBH, a ampliação da faixa etária foi definida considerando a baixa procura pelo imunizante, das idades já convocadas, e o estoque da Qdenga disponível na capital, de 118 mil doses disponibilizadas. 

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 54 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina e 19 mil receberam a segunda. A cobertura vacinal está em 31,4% para a primeira dose e 11,4% para a segunda dose.

 

O esquema vacinal é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses. As vacinas estão disponíveis nos 152 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Para receber a vacina a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis e apresentar os seguintes documentos: carteira de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço residencial em Belo Horizonte e caderneta de vacinação.

 

 

A prefeitura orienta que quem teve diagnóstico recente de dengue deve aguardar seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença. Caso a infecção pelo vírus ocorra após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias do início da doença.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Confira aqui os endereços e horários de funcionamento de todos os locais que ofertam a vacina contra a dengue.