PM entrou na residência e encontrou o idoso caído no quintal com graves lesões  -  (crédito: Portal Patos Hoje)

PM entrou na residência e encontrou o idoso caído no quintal com graves lesões

crédito: Portal Patos Hoje

Um homem de 65 anos morreu depois de ser atacado por um casal de pitbulls dentro de casa, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, na última sexta-feira (20/9). A irmã do idoso e o sobrinho dela ficaram feridos. Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou neste domingo (22/9) que apura o caso. Os animais, sem controle, precisaram ser executados a tiros pela Polícia Militar (PM).

 

 

Conforme registrado no boletim de ocorrência, os militares, assim que chegaram ao local, no Bairro Nossa Senhora das Graças, encontraram uma das vítimas, a irmã do idoso, de 49 anos, recebendo atendimento médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela contou que viu quando os animais avançaram sobre o irmão dela, principalmente o macho. A mulher foi atacada e teve lacerações em uma das pernas ao tentar ajudá-lo. Naquele momento, questionada pelos policiais, ela disse que o irmão e o sobrinho, de 36, ainda estavam dentro da casa.

 

 

O idoso foi encontrado pela Polícia Militar caído no quintal com graves lesões no pescoço, na perna, nas axilas, além da região cervical. O Samu confirmou a morte dele ainda no local. O sobrinho da mulher mora ao lado e contou que, depois de escutar gritos de socorro da tia, foi ao imóvel, quando flagrou o cachorro mordendo o idoso e começou a dar pauladas na cabeça do cão, mas, mesmo assim, a violência não foi interrompida. 

 

 

Ainda de acordo com o relato do sobrinho, a fêmea, em seguida, veio em sua direção — momento em que subiu em uma árvore e acessou o telhado depois de levar uma mordida na perna. 

 

Animais abatidos: “Não havia outro meio”, diz PM

 

O capitão Jean, da Polícia Militar, em entrevista à imprensa local, declarou que a ação dos militares priorizou a segurança de quem ainda estava na casa. Naquele momento, a PM ainda não tinha ciência da morte do homem. “Foi necessário o uso de arma de fogo para que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros ingressassem na residência. A gente nunca quer disparar contra os animais, mas não havia outro meio”, disse o militar ao portal Patos Hoje.

 

Na ocorrência, a PM registrou que os pitbulls estavam muito agressivos e “fora de controle”. Com isso, naquela ocasião, havia “alto risco de exposição” para os policiais e bombeiros. Três filhotes do casal de pitbulls foram recolhidos pela equipe de zoonoses do município.

 

Com os animais abatidos, os militares fizeram a varredura na residência e encontraram o corpo do idoso. Na oportunidade, o sobrinho da mulher desceu do telhado em segurança. Ele foi atendido pelo Samu e dispensou encaminhamento ao hospital. A mulher passou por atendimento na Santa Casa de Misericórdia da cidade.

  

Histórico de violência dos pitbulls

 

O casal de pitbulls pertencia ao filho da mulher, que havia morrido recentemente. Por essa razão, ela ficou com os animais. A PM narra no boletim de ocorrência ter apurado que, há menos de um mês, o idoso foi mordido na perna. Os cachorros, inclusive, atacaram pessoas em via pública e mataram outros cães, informou a polícia. 

 

O corpo da vítima foi conduzido ao Instituto Médico-Legal (IML). A Polícia Civil instaurou procedimento para apuração do caso.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Pitbull tem predisposição para ser agressivo?

 

Para Aldair Pinto, professor do curso de veterinária do Centro Universitário UniBH, a agressividade dos cães não pode ser associada a uma raça específica. Em entrevista ao EM em outubro do ano passado, ele disse que um animal avança por diversas razões — como, por exemplo, para defender a comida — e até sem motivos. Basicamente, o modo como o cão é criado e as características do ambiente onde ele vive são fatores que vão influenciar o comportamento.