BH registrou chuva na noite de domingo depois de mais de cinco meses; previsão indica céu nublado nesta segunda -  (crédito: Edésio Ferreira/EM/DA Press)

BH enfrenta onda de calor, mas registra baixa sensação térmica nesta quarta

crédito: Edésio Ferreira/EM/DA Press

Belo Horizonte registrou, na manhã desta quarta-feira (25/9), sensação térmica de apenas 0,5ºC na estação Cercadinho. Às 6h, o local marcou 16,2ºC. A temperatura amena e sensação térmica baixa ocorrem em meio a uma onda de calor, que deve durar até sábado (28/9).

 

De acordo com a Defesa Civil de BH, a capital está sob alerta e pode registrar temperaturas acima dos 30ºC ao longo da semana. Ontem, a temperatura mais alta do ano foi registrada na Região da Pampulha, chegando aos 34,6ºC.

 

 

Embora a madrugada e o início da manhã tenham sido mais frescos, a previsão indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado com com calor e baixa umidade do ar, à tarde. A temperatura máxima hoje pode chegar a 33ºC.

 

 

Dentre as orientações durante a onda de calor, a Defesa Civil recomenda que as pessoas se hidratem, evitem exposição direta ao sol, principalmente entre 10h e 16h, especialmente crianças e pessoas idosas.

 

 

É interessante diminuir esforços físicos e manter os ambientes arejados, além de fazer refeições leves e evitar bebidas alcoólicas. O uso de chapéu, óculos escuros e protetor solar também é indicado.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Outras 199 cidades das regiões do Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Sudoeste e Campo das Vertentes estão em alerta para uma onda de calor, válida, pelo menos, até esta quarta. As cidades enfrentam temperaturas com até 5ºC acima da média, mas não há risco à saúde.