O vídeo de um lobo-guará correndo pelas ruas de Ouro Preto, nas imediações do Morro da Queimada, na Região Central de Minas Gerais, na última quinta-feira (5/9), está gerando polêmica nas redes sociais. A filmagem foi feita por um motorista que seguia em um carro atrás do animal. Em determinado momento, o lobo para em frente ao portão de uma casa, se sentindo acuado.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia 

 

 

 

 

Segundo o condutor, o lobo-guará provavelmente estava correndo das queimadas florestais que atingem a região nos últimos dias. Quem viu as cenas nas redes sociais, acredita que o animal corria assustado.





Nas redes sociais, Claudinei Santos, que filmou o animal, sofreu represálias por postar o vídeo e, então, explicou a situação. “Postei o vídeo do lobo e entrei em contato com os bombeiros. Eu só queria mostrar à população como está a situação, e o pessoal veio me mandar mensagem, nada está bom, a internet é tóxica”, relatou. Ele afirma que, ao fazer contato com os bombeiros, os militares falaram que nada podiam fazer. 

 


O Instituto Habitat de defesa e preservação animal publicou um pronunciamento nas redes sociais. Em vídeo, os representantes da organização disseram: "O lobo-guará que foi visto na região do Morro da Queimada já há notícias dele na região do Parque das Andorinhas, que é o fluxo higiênico dele. Esperamos que ele já esteja chegando na Serra do Caraça". 

 

Segundo eles, há uma equipe monitorando a movimentação do animal, por meio de drones. "Isso é fruto dos incêndios criminosos que atacaram os habitats desses animais silvestres. A equipe vai monitorar junto com a Secretaria do Meio Ambiente, biólogos e veterinários", acrescentam.

 

A reportagem está apurando se os bombeiros foram acionados para resgatar o animal.

 

*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata

compartilhe