Moradores de bairros periféricos e favelas de Belo Horizonte podem se inscrever até a próxima terça-feira (10/9) para oficina gratuita de fotografia com celular que será ministrada no Centro Cultural do Bairro Padre Eustáquio, na Região Noroeste.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Os encontros irão ocorrer às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h, entre os meses de novembro e dezembro - não é necessário conhecimento prévio de fotografia para participar das aulas. Após a conclusão das oficinas, os alunos terão os trabalhos expostos em uma exposição itinerante que vai percorrer equipamentos públicos pela cidade.
A produtora Mônica Veiga conta que um dos objetivos da oficina é aumentar o sentimento de orgulho e pertencimento dos moradores com seus bairros. “Nossa intenção é despertar os olhares para o que há de bonito nos lugares onde essas pessoas vivem”, relata.
O projeto, chamado "Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica”, recebeu inventivo da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, por meio da Lei Paulo Gustavo.
Podem se inscrever para a oficina pessoas maiores de 18 anos que residam em bairros periféricos ou favelas da capital mineira. São 30 vagas disponíveis e a seleção dará prioridade para pessoas negras, mulheres, LGBT+ e pessoas com deficiência. A inscrição deve ser feita pela internet, por meio do formulário.
Entre os tópicos das oficinas estão aulas de técnicas fotográficas, de edição fotográfica e de criação de narrativas. Os alunos que participarem de pelo menos 70% das aulas e fizerem os exercícios propostos vão receber um certificado de participação no curso, com duração de 60 horas.
No decorrer da oficina, os participantes irão tirar fotos que contem a história de seu bairro. O resultado desse trabalho fará parte de uma exposição no próprio Centro Cultural Padre Eustáquio e que irá ser exibido também nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos Bairros São José, Confisco e Santa Rosa - todos na Região Pampulha.
- Vídeo de lobo-guará correndo em cidade mineira gera polêmica
- Baixo nível de reservatório prejudica abastecimento de água em cidade de MG
- 'Presente do Velho Chico': Cidade no Norte de Minas completa 101 anos
Nova edição
Essa será a segunda edição da oficina e a primeira voltada para fotografias na periferia. A edição anterior, realizada em 2023 na cidade de Piranga, na Zona da Mata Mineira, teve como foco artistas e artesãos. Os participantes puderam aprimorarem suas técnicas fotográficas e utilizá-las para promover seus produtos pelas redes sociais.
Informações úteis
O que: Curso de fotografia para moradores de favelas e periferias de BH
Quando: às terças-feiras e quintas-feiras, de 19h às 22h, entre 17 de setembro e 21 de novembro
Onde: Centro Cultural Padre Eustáquio (R. Jacutinga, 550)
Período de inscrições: até 23h59 do dia 10 de setembro
Mais informações: https://www.instagram.com/fotoetalartevisual/