O coronel Anderson Passos, bombeiro militar reformado, falou sobre queimadas e a dificuldade de se combater incêndios em área urbana, durante entrevista ao "EM Minas", na TV Alterosa, nesse sábado (14/9). Segundo Passos, 99,1% dos incêndios são provocados por ação humana. 

 


“Quando comecei a perceber que os incêndios são graves, não só pela perda econômica, mas pelo dano ambiental que causam, me interessei por isso. Fiz um mestrado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro sobre incêndios, especificamente em canaviais, que é uma área muito recorrente da cidade onde moro, na região de Uberaba”, explica. 


“Quando há nuvens de tempestade, pode ter raios que causam incêndios. Tudo que estamos vendo nessa época, estamos caminhando para o período mais crítico, já que não tivemos formação de nuvens de chuva, são incêndios causados pela mão do homem. O pior é que todo incêndio começa do tamanho de um palito de fósforo e toma essas proporções que estamos vendo. É preciso abandonar o mito de que uma 'guimba' de cigarro foi jogada pela janela do carro e acabou causando incêndio. Que uma garrafa, um copo jogado no mato, acabou causando um efeito de lente e gerando um incêndio”, ressalta. 

 




EM Minas

 

O "EM Minas" vai ao ar todo sábado, às 19h30, apresentado pelo jornalista Benny Cohen. O programa é transmitido para todo o estado pela TV Alterosa. Cada episódio é dividido em três blocos, sendo dois transmitidos na televisão e um terceiro bloco exclusivo no YouTube do Portal Uai, onde todos os programas poderão ser vistos na íntegra.


Aos domingos, a entrevista completa estará disponível no portal e no jornal impresso do Estado de Minas. O público também pode conferir matérias com os principais destaques no portal do EM e do Uai.

compartilhe