Belo Horizonte completa 150 dias sem chuva nesta segunda-feira (16/9) e lidera o ranking das capitais brasileiras (veja abaixo) com mais dias sem precipitação neste ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde o dia 19 de abril deste ano a capital não registra chuvas.

 

Depois de BH, Brasília (DF) ocupa o segundo lugar no ranking, com 146 dias sem chuvas. Goiânia (GO) fica em terceiro, com 144 dias. Outras capitais, como Teresina (PI) e São Luís (MA), estão há mais de um mês sem precipitações, com 57 e 45 dias sem chuva, respectivamente.

 



 

Há quase cinco meses sem chuva, a previsão é que chova, de maneira isolada, em BH na quarta-feira (18/9). De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet, a tendência é que, ao longo desta semana, aumente a possibilidade de chuvas isoladas nas regiões Sul e do Triângulo Mineiro.

 

“Em Belo Horizonte, a semana apresenta tempo bom, com possibilidade de chuva na quarta-feira e calor de 30ºC ao longo da semana. A umidade relativa do ar melhora um pouco em relação aos últimos dias, ficando, a partir de amanhã, na casa dos 35%”, explica Claudemir.

 

 

O município se aproxima do recorde histórico de 198 dias sem chuvas, registrado na década de 1960. Mesmo com a possível chuva de quarta, a estiagem continuará forte em BH. Isso porque, segundo a meteorologia, é necessário chuva de maior impacto para alterar a condição atual, principalmente do ar.

 

Possibilidade chuva preta

 

Cidades do Rio Grande do Sul registraram “chuva preta” na semana passada, em decorrência das queimadas da Amazônia e da Região Centro-Oeste do Brasil. O fenômeno ocorre quando a chuva normal passa por uma atmosfera com muitas partículas de fumaça e fuligem.

 

 

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, Minas Gerais registra um número de focos de incêndio muito menor do que em outras regiões. Portanto, o estado não deve registrar a chuva preta.

 

“Vai demorar a chover, mas o material particular (fuligem) não é suficiente para causar esse tipo de chuva, então, dificilmente, teremos essa chuva preta, que está acontecendo no Sul do Brasil, onde há um corredor de poluição”, explica Ruibran.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

O mês de setembro normalmente é marcado pelo início das pancadas de chuva, com média histórica de 49,2 milímetros (mm) acumulados na capital mineira. No entanto, contrariando o histórico, não há previsão de precipitações significativas até o momento em BH.

 

Cidades com maior número de dias sem chuva

 

  • Belo Horizonte (MG) – 150 dias
  • Brasília (DF) – 146 dias
  • Goiânia (GO) – 144 dias
  • Cuiabá (MT) – 121 dias
  • Palmas (TO) – 119 dias
compartilhe