Nos preparativos para o Carnaval de 2025, parques e centros culturais de BH serão disponibilizados para ensaios de blocos de rua e caricatos e escolas de samba. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na manhã desta quinta-feira (19/9), em entrevista coletiva de imprensa.


Ao todo, 13 centros culturais e 58 parques municipais estarão abertos mediante agendamento prévio com as pastas responsáveis. No carnaval 2025, a prefeitura irá elaborar, pela primeira vez, um inventário das emissões de carbono durante a festa momesca. O documento servirá como base para desenvolver estratégias de mitigação e compensação, entre elas o plantio de mudas.


A folia belo-horizontina também terá um circuito gastronômico ao longo do trajeto dos foliões. A iniciativa, ainda sem detalhes de como será executada, conta com a parceria de bares e restaurantes da capital. “A gente quer trazer a gastronomia como transversal, até porque BH é reconhecida como cidade criativa da gastronomia pela Unesco. O folião que estiver em BH vai ter um lugar bom e gostoso para comer. Queremos trazer essa referência para o folião poder se programar”, conta a presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Bárbara Menucci.





Mais foliões nas ruas


Depois de receber 5,5 milhões de foliões nas ruas em 2024 — estimativa que considera a soma de participações em todos os blocos de rua que desfilaram na capital mineira — a prefeitura agora estima aumentar em quase 10% o número nas ruas. “Pela nossa experiência vamos aumentar esse número, chegar a 6 milhões de pessoas. Estamos falando em trazer para Belo Horizonte R$ 1 milhão de recursos de investimento na cidade”, afirma Fuad.


Ainda está em negociação a definição de um novo local para o desfile das escolas de samba, que, anualmente, acontece na Avenida Afonso Pena, no Centro de BH. A expectativa é de que as comitivas sejam transferidas para a Avenida dos Andradas, na Região Leste da capital, adianta a presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Bárbara Menucci. “Estamos em definição de alguns detalhes para essa mudança”, disse em coletiva de imprensa.

 

Outra novidade é a antecipação da verba de patrocínio para os blocos caricatos, escolas de samba e blocos de rua, que deve ser liberada ainda em 2024. A festa já tem um orçamento garantido de R$20 milhões. Deste montante, 38% será investido no patrocínio, cujo edital está previsto para ser publicado na primeira semana de outubro. Essa é uma reivindicação antiga de quem faz a folia acontecer na cidade, já que os preparativos começam meses antes e o patrocínio só era depositado às vésperas da folia.

 

 

Cadastro de ambulantes


Os belo-horizontinos interessados em vender produtos durante o Carnaval em 2025 poderão se inscrever como ambulantes em dezembro deste ano. A novidade é que, depois das grandes filas e reclamações registradas durante o cadastro em 2024, as inscrições poderão ser feitas de forma presencial ou on-line. A entrega das credenciais será em fevereiro.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia


Em 2024, quase 21 mil pessoas se credenciaram para trabalhar como vendedores ambulantes durante a programação carnavalesca na cidade. No ano anterior, o número chegou a 16 mil. Após as festas, muitos comerciantes reclamaram da falta de fiscalização do credenciamento por parte da PBH, o que aumentou a concorrência e deixou no prejuízo muita gente que tinha expectativa de garantir uma renda extra e um lucro efetivo.

compartilhe