Centenas de milhares de moradores de Belo Horizonte têm em suas casas a companhia de um ou mais cãezinhos. De acordo com dados divulgados pelo Plano Nacional de Saúde (PNS), essa era a situação de 370.597 domicílios da capital mineira em 2019, ano do último levantamento. Mas, apesar de terem o conforto do lar, os "doguinhos" também gostam muito de passear pelas ruas.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

“Eles amam, a gente tira da guia e eles vão correr para cima e para baixo. Acho bom que eles vejam pessoas, conheçam lugares, socializem com outros animais e tenham experiências divertidas”, afirma Lino Ramos, produtor cultural e tutor de dois cachorros. Pensando nisso, o Estado de Minas listou alguns lugares ao ar livre ideais para passear com os "belo-horizontinos de quatro patas". Confira!

  

Parque Municipal Rosinha Cadar


O Parque Municipal Rosinha Cadar, perto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ocupa metade de um quarteirão no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul, e se tornou a praça oficial dos cãezinhos. O local fica nas Ruas Matias Cardoso e Rodrigues Caldas e, em meio ao concreto da cidade, é um verdadeiro refúgio para os pets e, também, seus donos. Lino Ramos e a arquiteta Jacqueline Rosas estão sempre por lá com seus animais.

 

O casal, apaixonado por vinho, deu à fêmea o nome de Merlot e de Shiraz para o macho. Resgatados por uma ONG de funcionários públicos, os dois cachorros abandonados na Cidade Administrativa foram adotados por eles quando ainda tinham três meses.


Endereço: Rua Matias Cardoso, R. Rodrigues Caldas, 315 – Santo Agostinho

Horário: Terça-feira a domingo, das 8h às 17h

 

 

Lino Ramos e Jacqueline Rosas com Shiraz e Merlot

Edesio Ferreira/EM

  

Praça Carlos Chagas (Praça da Assembleia)

No mesmo bairro da Região Centro-Sul e com um espaço amplo, a Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia, é outra opção de passeio com os pets. Cercada por jardins projetados por Burle Marx, a praça tem pista de caminhada ideal para pets e seus tutores.

Endereço: Praça Carlos Chagas, S/N – Santo Agostinho (Praça da Assembleia)

 




Parque Municipal Américo Renné Giannetti


O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o coração verde do Centro da cidade, com 182 mil metros quadrados. Circundado pelas avenidas Afonso Pena, Andradas, Carandaí, Assis Chateaubriand e as ruas da Bahia e Alameda Ezequiel Dias, o espaço é contemplado por muitas árvores, conta com uma vasta área para caminhada e é cercado, o que ainda garante mais segurança aos pets.  


Endereço: Av. Afonso Pena, 1.377 – Centro

Horário: Terça a domingo, das 7h às 17h

 

Parque da Matinha

O Parque da Matinha, Região Nordeste da cidade, tem uma área de aproximadamente 15.700 metros quadrados e uma mata que cobre 80% dela.  Sua fauna, composta por aves, como sabiá-branco, saíra e jacupeba, e pequenos mamíferos, como mico-estrela e gambá, pode ser uma atração a mais para distrair os pets. 


Endereço: Rua Leôncio Chagas, 350 – União

Horário: Diariamente, das 8h às 18


Parque Orlando de Carvalho Silveira (ParCão)

Localizado no Bairro Silveira, Região Noroeste de Belo Horizonte, o parque,  também conhecido como Morro do Bolo, é o primeiro exclusivo para os cães, que podem usar e abusar do espaço. A área cercada permite que os cachorros fiquem sem coleiras e guias. E o que é melhor: equipamentos tubulares para brincadeiras e interação dos cães, bancos, mesas de jogos, lixeiras e bebedouros para os cães, permitem a aproximação dos pets com seus tutores.

 

Mas atenção: o acesso dos cães é permitido somente na parte baixa do parque. Na parte superior, onde estão  os brinquedos e aparelhos de ginástica e área ajardinada, o acesso de pets não é permitido.

 

Endereço: Rua Juruá, 860 – Silveira

Horário: De terça-feira a domingo, das 8h às 21h

  

Parque Ecológico Padre Alfredo Sabetta 

O local, no Bairro Teixeira Dias, na Região do Barreiro, além de uma reserva ambiental, se tornou uma ótima opção de estrutura de lazer para os animais e seus tutores. Vinícius Gadone é influenciador digital e responsável pelo golden retriever Elvis, que na carteira de vacinação até assume o sobrenome do rei do rock, e mora bem ao lado do parque.

 

Segundo ele, tem uma pista de caminhada e bastante espaço com grama, “o Elvis deita, rola e faz a festa, ele adora”.  Ele conta que lá também é conhecido como a pracinha dos pneus, já que o lugar tem muitos brinquedos feitos disso. “Fui para lá a vida toda, até com outros cachorros que já tive, é muito bacana.”

 

Endereço: Rua Antônio Teixeira Dias, 1.085 – Teixeira Dias

Horário: Acesso permanente

 

Elvis pronto para passear pela cidade

Reprodução/Arquivo pessoal
  

Av. Olinto Meireles

Na Avenida Olinto Meireles, também na Região do Barreiro, há uma ciclovia e um espaço para caminhar. Ainda como descreve Vinícius Gadone, nesta época, o local fica muito bonito em razão dos inúmeros ipês. Ele aponta o local como outra ótima opção de passeio com os cães.


Endereço: Av. Olinto Meireles, S/N – Barreiro

 

  

Lagoa da Pampulha

Um dos grandes cartões postais dos mineiros, a orla da Lagoa da Pampulha também é uma ótima opção de passeio para os cachorros. Afinal,  são 18 quilômetros ao ar livre, com oportunidades para os pets interagirem com outros cães e caminhantes.


Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, s/n – São Luiz


Esplanada do Mineirão

A Esplanada do “Gigante da Pampulha”, com seus 80 mil metros quadrados, é ideal para cães que amam um espaço para correr. O local também tem atração para os tutores que curtem andar de skate, patins e bicicleta ou ter a companhia do pet em uma corrida ou caminhada.

 

Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 1.001 – São José

Horário: Diariamente, das 7h às 22h

 

Praça Leonardo Gutierrez

Localizada no entrocamento de várias ruas e em frente à Igreja Santíssima Trindade, na Região Oeste, a praça oferece muita sombra, com brinquedos de madeira, amarelinhas pintadas no chão e um pequeno coreto. Ideal para levar as crianças e os “filhos” de quatro patas. 


Endereço: Av. Marquês de Valença, S/N – Gutierrez


Parque Linear do Vale do Arrudas


Na Região Leste de BH, o local, conhecido como Parque de Centenário, tem 41 mil metros quadrados ao longo do Ribeirão Arrudas. Brinquedos de madeira instalados em meio a áreas verdes podem atrair a atenção dos cãezinhos.


Endereço: Av. dos Andradas (entre Rua Belém e Rua Desembargador Bráulio) – Vera Cruz e Caetano Furquim

Horário: Acesso permanente


Parque Municipal José Dazinho Pimenta 


Também chamado pelo nome que batiza o bairro, o Parque Cenáculo, na Região de Venda Nova, tem 11 mil metros quadrados e conta com brinquedos, espaços de convivência, equipamentos para os tutores fazerem ginástica e uma área composta por muitas espécies nativas, como os ipês.


Endereço: Rua José Avelino da Silva, 30 – Cenáculo

Horário: Diariamente, das 7h às 17h

 

Shiraz e Merlot brincando no Parque Municipal Rosinha Cadar

Edesio Ferreira/EM

 

Por que alguns parques proíbem a entrada de pets?

 

A reportagem consultou a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, responsável por 80 parques na cidade, sobre os motivos pelos quais alguns deles não recebem animais domésticos, como o Parque Lagoa do Nado ou o Jacques Cousteau

 

A informação é que a fauna silvestre e fontes de água protegidas podem ser prejudicadas com a presença desses animais. Confira aqui a lista da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) com os parques que não proíbem a entrada dos pets.

 

*Estagiária sob supervisão da editora Vera Schmitz

compartilhe