O metrô de Belo Horizonte vai operar de forma gratuita neste domingo (6/10), quando vai acontecer o primeiro turno das eleições municipais. A Metrô BH, empresa responsável pelo transporte, informou também que, caso necessário, a medida será válida no segundo turno, previsto para 27 de outubro.
No próximo domingo, serão três tempos diferentes de intervalos entre as viagens, a depender do horário. Das 5h15 às 7h, a espera será de 15 minutos. Das 7h às 18h, período para votação (8h às 17h), os trens vão circular a cada 10 minutos. Já das 18h às 23h, os intervalos serão de 15 minutos.
A Metrô BH destacou que a medida visa atender à Emenda Constitucional nº 115, de 12 de julho de 2024.
Ônibus gratuitos
Assim como o metrô, os ônibus de BH não cobrarão passagens no domingo. A gratuidade será válida para todas as linhas de ônibus, incluindo as convencionais, as do MOVE e as suplementares. As viagens serão livres durante todo o dia, da meia noite às 23h59. Além disso, serão acrescidas cerca de 5 mil viagens, das 5h às 20h, ao quadro de horários de domingo, o que representa um acréscimo de 45% na oferta de coletivos, segundo a BHTrans.
- MG: governo e prefeitura decidem na Justiça destino de hospital regional
- Vista da estátua do Juquinha é bloqueada por placas na Serra do Cipó
Graças aos reforços, o sistema de transporte coletivo municipal vai operar com as mesmas linhas que circulam durante os dias úteis. Porém, o serviço também manterá os atendimentos típicos dos domingos, incluindo as linhas para o Zoológico e o Parque das Mangabeiras.
Cartazes já estão afixados dentro dos ônibus e nas estações de integração e transferência para informar os passageiros sobre a gratuidade no dia da eleição. Esse material traz um QR Code, que permite ao usuário acessar os quadros de horários no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.