Belo Horizonte e a região metropolitana estão em alerta de onda de calor até sexta-feira (4/10). Nesta quarta-feira (2/10), o dia será de céu claro a parcialmente nublado na capital. A previsão é que a temperatura máxima chegue a 34 ºC. No restante do estado, outras 576 cidades também estão em "perigo potencial", com os termômetros marcando 5ºC acima do esperado, podendo chegar a 40ºC.
De acordo com a Defesa Civil municipal, a umidade relativa do ar mínima ficará em torno de 15% durante a tarde, bem abaixo do índice ideal estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que varia entre 50% e 60%. Isso se deve a uma grande massa de ar seco e quente continental que atua sobre Minas Gerais.
Com exceção do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, onde o céu deverá ficar parcialmente nublado, nas demais regiões a previsão é de névoa seca. O fenômeno ocorre normalmente durante a tarde, quando as temperaturas estão mais altas. Ao contrário da neblina, que desloca a umidade, a névoa seca acontece quando a umidade do ar fica abaixo de 30%.
Em dias com possibilidade de névoa seca, a recomendação é que as pessoas aumentem o consumo de líquidos, principalmente água, evitem desgastes físicos nas horas mais secas e quentes e evitem exposição desnecessária ao sol.
Com as altas temperaturas e os baixos índices de umidade, os cuidados com a saúde são indispensáveis. O alerta é especialmente relevante para idosos, crianças, hipertensos e diabéticos, que são mais vulneráveis aos impactos do calor extremo.
Durante todo o período, as orientações são: aumentar a ingestão de água mesmo sem sentir sede; manter os ambientes bem ventilados e úmidos; optar por refeições leves; evitar exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 15h; e usar sempre protetor solar, chapéus e óculos escuros.
E quando a chuva aparece?
Embora o calorão esteja presente na maior parte do estado, as altas temperaturas não serão a única preocupação dos mineiros. Com a passagem do período seco para o chuvoso, Minas volta a registrar chuvas fortes a partir da segunda quinzena do mês, com possibilidade de antecipação prevista para o dia 10. O alerta é para os riscos que as chuvas trazem, como vendavais e queda de granizo.
“Uma frente fria prevista para depois do dia 10 trará fortes chuvas para Minas, com intensidade moderada a forte em alguns municípios e possibilidade de ocorrência de granizo. Portanto, essa primeira quinzena será marcada pelo calor, mas também por fortes temporais. Esperam-se chuvas intensas nas regiões Oeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Central e Zona da Mata”, explica Ruibran dos Reis.
De acordo com o Inmet, a média histórica de chuvas em outubro é de 110,1 milímetros (mm) para o estado, e a previsão é que Belo Horizonte fique dentro da média. Embora a média possa ser ultrapassada na maior parte do estado, as chuvas no Norte de Minas devem ficar abaixo da média climatológica.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Confira a previsão para os próximos dias em BH
- Quarta-feira (210): Céu claro com névoa seca. Temperatura máxima prevista de 33ºC e mínima de 17ºC.
- Quinta-feira (3/10): Céu claro com névoa seca. Temperatura máxima prevista de 34ºC e mínima de 17ºC.
- Sexta-feira (4/10): Céu claro com névoa seca. Temperatura máxima prevista de 33ºC e mínima de 18ºC.
Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Minas Gerais:
- Quarta-feira (2/10): Céu claro a parcialmente nublado com névoa seca no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Demais regiões, céu claro com névoa seca. Temperatura máxima prevista de 40ºC e mínima de 12ºC.
- Quinta-feira (3/10): Céu claro a parcialmente nublado com névoa seca à tarde e possibilidade de chuva isolada à noite no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste e Zona da Mata. Demais regiões, céu claro com névoa seca. Temperatura máxima prevista de 40ºC e mínima de 11ºC.
- Sexta-feira (4/10): Céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Céu claro a parcialmente nublado no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Demais regiões, céu claro com névoa seca. Temperatura máxima prevista de 40ºC e mínima de 11ºC.