A empresa XP Investimentos Corretora de Câmbios, Títulos e Valores Mobiliários S.A terá que pagar pouco mais de R$ 5 milhões em multa para o Procon MG por supostamente induzir os consumidores a realizar um investimento sem ter ciência das condições do negócio.
- Edifício JK: com mudança na cobrança do condomínio morador paga em moedas
- Filhote de muriqui-do-norte, espécie em extinção, nasce em Minas Gerais
- Laboratório de combate a incêndios é inaugurado na Grande BH
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a empresa virou alvo das investigações após um consumidor registrar uma denúncia na ouvidoria do MPMG, alegando que a XP ofereceu a ele um investimento chamado de “Certificado de Operações Estruturadas (COE)”, mas não informou adequadamente sobre os riscos envolvidos na operação e o prazo necessário para o resgate do valor investido.
Durante as investigações, um consumidor apresentou conversas via WhatsApp em que ele questionava os atendentes e assessores da empresa sobre o investimento. Outros documentos também foram usados, inclusive reportagens que já abordaram anteriormente os riscos associados ao COE.
A XP Investimentos conseguiu provar que informou de forma clara ao cliente a respeito da retirada do valor investido, que só poderia ser feita num período de 5 anos. Mas, com as provas apresentadas pelo consumidor, foi comprovado que a empresa não forneceu informações adequadas sobre os riscos do negócio. O Procon-MG resolveu então aplicar a multa.
Procurada pela reportagem a empresa XP Investimentos declarou que não irá comentar o caso.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice