Araçuaí, município mineiro no Vale do Jequitinhonha, registrou 42,8ºC nesta quarta-feira (9/10). Esse foi o recorde de maior temperatura em Minas Gerais neste ano. Além disso, foi o segundo maior índice do dia no país, atrás apenas de Oeiras, no Piauí, com 43,1ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Araçuaí tem histórico de calorão. Em novembro de 2023, a cidade registrou 44,8ºC, estabelecendo o recorde de temperatura mais alta em uma cidade brasileira, de acordo com o Inmet, que considerou dados até essa terça-feira (8/10).
Nesta quarta, o município localizado no Jequitinhonha não foi o único do estado com altas temperaturas. Entre as cinco maiores do Brasil, além de Araçuaí, duas são mineiras.
São Romão, no Norte de Minas, ficou em quarto lugar com 41,9ºC, seguida de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, que registrou máxima de 41,8ºC. Na terceira posição do ranking aparece São João do Piauí, no Nordeste brasileiro, com 42,2ºC.
Outros sete municípios/distritos mineiros constam na casa dos 40ºC nesta quarta-feira. São elas: Salinas (40,9ºC); Januária (40,4ºC); Almenara (40,2ºC); Mocambinho (40,2ºC); Montalvânia (40,1ºC); Pirapora (40,1ºC); e Nova Porteirinha (40,1ºC). Com exceção de Almenara, que fica no Vale do Jequitinhonha, as demais localidades são no Norte do estado.
Belo Horizonte, apesar de ter registrado sua segunda maior temperatura do ano nesta quarta-feira, com 36,7ºC, sequer ficou entre as 30 cidades mais quentes do estado.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata