Serra da Moeda amanheceu encoberta por nuvens nesta quinta-feira (10/10) -  (crédito: CBMMG)

Serra da Moeda amanheceu encoberta por nuvens nesta quinta-feira (10/10)

crédito: CBMMG

A chuva na Região Central de Minas Gerais na noite dessa quarta-feira (9/10) ajudou a controlar o fogo que castigava a Serra da Moeda, na cidade homônima.

 


Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva registrada em toda região controlou os focos, mas ainda não foi possível fazer um sobrevoo de verificação na manhã desta quinta-feira (10/10) em função das nuvens baixas.


Nesta manhã, as equipes fazem o reconhecimento por terra através das rotas de acesso aos locais atingidos. Até o momento, não foi identificado nenhum foco, somente pontos fumegantes e sem visualização de chamas. “Não há fogo, somente locais pontuais nos quais ainda contém calor e emanam fumaça”, explicou o Corpo de Bombeiros.

 



 

Assim que possível e havendo condições seguras de voo, será realizada a observação aérea para uma melhor análise de toda área. A força-tarefa dos bombeiros permanece no local.

 


Moradores da região relatam que o fogo se propagou rapidamente desde domingo (6/10) devido aos ventos e se sentem desamparados pelos governos municipal e estadual. Em entrevista ao Estado de Minas, a geógrafa Maura Bartolozzi Ferreira, moradora do Condomínio Santuário, em Moeda, na Região Central, expressou muita tristeza em ver uma área de vegetação enfrentar um incêndio tão forte.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia


“Já houve um incêndio há quatro anos, mas a proporção desse incêndio é fora de perspectiva. É assustador. É uma visão apocalíptica”, comenta Maura, que tem uma propriedade no condomínio desde 2014 e mora no local desde 2019.