Forte chuva provocou alagamentos na Avenida Afonso Vaz de Melo, próximo ao Via Shopping, e na Avenida Senador Levindo Coelho, na altura do Vale do Jatobá, no Barreiro -  (crédito: Gladyston Rodrigues / EM / D.A Press)

Forte chuva provocou alagamentos na Avenida Afonso Vaz de Melo, próximo ao Via Shopping, e na Avenida Senador Levindo Coelho, na altura do Vale do Jatobá, no Barreiro

crédito: Gladyston Rodrigues / EM / D.A Press

Em quatro horas, a chuva na Região do Barreiro superou o esperado para todo o mês em Belo Horizonte. Segundo a Defesa Civil municipal, das 13h às 17h desta quinta-feira (10/10) foram registrados 113,9 milímetros (mm) na regional. A média climatológica para outubro é de 110,1mm. 


 

A forte chuva provocou alagamentos na Avenida Afonso Vaz de Melo, próximo ao Via Shopping, e na Avenida Senador Levindo Coelho, na altura do Vale do Jatobá. Os locais ficaram cobertos por água, o que prejudicou o trânsito e a segurança de quem mora e circula por ali. 


 

Desde quarta-feira (9/10), após quase seis meses de estiagem, foram registradas precipitações em diversas regiões da cidade. A Centro-Sul e a Oeste foram as primeiras áreas a receber chuva forte, por volta das 20h. Já no Barreiro, a precipitação durante a noite variou de fraca a moderada.


Ainda de acordo com a Defesa Civil, a Região Centro-Sul é a segunda com maior volume de água computado nesta quinta-feira (10/10). Até o fim da tarde eram 72mm. Em seguida estão os bairros da região Oeste com 66mm, o que representa 59,9% da média histórica.


 

Até quando vai chover?


Belo Horizonte está em alerta de pancadas de chuva até as 8h desta sexta-feira (11/10). Segundo a Defesa Civil municipal, a previsão é de precipitações de até 110mm. A previsão pluviométrica foi atualizada ao longo do dia. No início da manhã, o aviso informava que a estimativa era de até 60 mm. 


 

Além da capital, outras 735 cidades mineiras estão em alerta de perigo potencial para chuvas intensas. O  alerta, publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é válido até a manhã desta sexta-feira (11/10) e prevê precipitações de até 50mm por dia. O órgão também prevê ventos intensos que podem chegar a 60 km/h. Mesmo assim, ainda segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas. 

 

 

Emissão de alertas

       

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH    

      

 

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

 

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: @defesacivilbh.


Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Recomendações durante a chuva

 

  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Cemig (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil e saia de casa. Só retorne após vistoria da PBH.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.


Confira o acumulado de chuvas em BH das 13h às 16h30 desta quinta-feira (10/10) 


  • Barreiro: 113,9 (103,5%) 
  • Centro Sul: 72 (65,4%) 
  • Leste: 65,6 (59,6%) 
  • Nordeste: 26,6 (24,2%) 
  • Noroeste: 25,4 (23,1%) 
  • Norte: 10,2 (9,3%) 
  • Oeste: 66 (59,9%) 
  • Pampulha: 16,6 (15,1%) 
  • Venda Nova: 8,2 (7,4%)


Média Climatológica OUTUBRO 110,1 mm