Piloto morre após queda de avião monomotor em Ouro Preto -  (crédito: CBMMG)

Piloto morre após queda de avião monomotor em Ouro Preto

crédito: CBMMG

Um avião monomotor, de prefixo PS-SLR, caiu no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira (11/10). O piloto da aeronave, Adriano Machado, morreu no local do acidente.

 

 

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado, e três viaturas terrestres e o Arcanjo 04, do Batalhão de Operações Aéreas, atuam na ocorrência. Os militares ressaltaram que, no momento da queda, o avião não atuava em combate a incêndios nem estava em operação apoiando o próprio CBMMG.


 

 

O monomotor, de modelo AT-502b, é de propriedade da empresa Aeroterra Aviação Agrícola Ltda e prestou serviços ao Instituto Chico Mendes (ICMBio/MMA). Em nota, o ICM informou que o avião atuou "em operações de combate aos incêndios florestais na região do Pantanal, no período de 22 de junho a 15 de setembro deste ano, e posteriormente na Chapada dos Veadeiros, de 16 a 23 de setembro, quando foi desmobilizada. Durante essas operações, a aeronave acumulou um total de 238,6 horas de voo. Em contato com a empresa, foi informado que, após a desmobilização, a aeronave se encontrava em translado da localidade de Ponte Nova para o aeroporto da Pampulha, em BH", esclarece.

 

A Aeroterra publicou nas redes sociais uma nota de pesar, comunicando o falecimento de Adriano. "Neste momento de dor, oferecemos nossas mais sinceras condolências aos amigos e familiares de Adriano, cuja dedicação e profissionalismo serão sempre lembrados por todos que tiverem o privilégio de conviver com ele".

 

"Estamos trabalhando com o maior empenho possível no atendimento a essa triste ocorrência e agradecemos à compreensão de todos. Em respeito à memória de Adriano, nossas atividades em Minas Gerais estão suspensas", continua o comunicado. A empresa presta serviços agrícolas como pulverização, semeadura, adubação aérea e combate a incêndios florestais.


Segundo relatos de moradores que testemunharam a queda, a aeronave passou próximo ao centro histórico de Ouro Preto, quase atingindo construções mais altas, como igrejas e casarões. Em vídeos divulgados pelos bombeiros, é possível ver que o veículo caiu sobre uma área de vegetação, ao lado de uma estrada de terra, e pegou fogo, restando apenas os destroços.


As equipes atuaram no controle das chamas e preservação da segurança na área. As chamas foram controladas mas a via permanece fechada até o início da noite e o local isolado para perícia dos órgãos responsáveis.

 

Três viaturas terrestres e o Arcanjo 04, do Batalhão de Operações Aéreas, atuaram na ocorrência

Três viaturas terrestres e o Arcanjo 04, do Batalhão de Operações Aéreas, atuaram na ocorrência

CBMMG

 

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foi acionada e informou em nota que "assim que tomou conhecimento da queda de uma aeronave, prontamente deslocou a perícia oficial e uma equipe de policiais ao local dos fatos". "O piloto do monomotor já se encontrava em óbito, e o corpo, devido ao estado de carbonização, será encaminhado ao Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette para ser submetido a exames", completou.

 

Ainda segundo o comunicado, a PCMG esclarece que já está em contato com o equipes que atuam no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e aguarda a finalização dos laudos que subsidiarão as investigação que apura a causa e circunstâncias do acidente.

 

*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata