O transporte de ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte terá nova bilhetagem eletrônica a partir de 16 de novembro. Conforme a empresa responsável, o Consórcio Ótimo, testes operacionais e treinamento das equipes marcam a etapa final de implementação da nova tecnologia.
Alguns veículos da frota já tiveram os novos validadores amarelos instalados, mas ainda não estão funcionando. A partir de 16 de novembro, todos os ônibus da Grande BH vão operar apenas com os novos validadores.
De acordo com o diretor de Modernidade e Tecnologia do Consórcio Ótimo, Carlos Guedes, o novo sistema trará mais segurança e agilidade nas recargas. Além disso, ele esclarece que os cartões atuais vão migrar de forma automática para o novo sistema.
"Todos os validadores já estão sendo trocados gradativamente, e quem usa os ônibus metropolitanos terá seu cartão migrado automaticamente para o novo sistema, sem necessidade de troca. Nossa prioridade é oferecer uma experiência segura, ágil e eficiente", destaca Carlos Guedes.
Com a mudança, as recargas feitas pelo aplicativo Ótimo App e por outros canais de venda serão ativadas em poucos minutos. No sistema atual, as recargas podem demorar até 72 horas para ser validadas. De acordo com a empresa, a agilidade está relacionada a um novo portal on-line de recargas, a ser lançado junto com o novo sistema. A proposta é que as empresas experimentem processos "mais simples e desburocratizados" na hora de de recarregar os cartões dos funcionários.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), o novo sistema vai possibilitar a integração da base temporal e espacial de ocupação da frota. Um dos benefícios ressaltados pelo Sintram com a nova tecnologia é a flexibilidade. De acordo com o sindicato, essa característica vai facilitar que novas políticas tarifárias e de integração sejam implementadas.
Biometria facial
Com o objetivo de evitar fraudes, outra novidade é o uso de biometria facial para validar as gratuidades de forma automatizada e precisa. Os passageiros que usufruem desse direito não precisarão realizar nenhum processo adicional, uma vez que já foram cadastrados por foto. No entanto, o consórcio afirma que "vai disponibilizar, tanto antes quando após a virada, todo o suporte de informações necessárias para os passageiros e clientes, por meio dos seus canais oficiais e apoio nos terminais".
Além da biometria, com o sistema totalmente on-line, a nova bilhetagem permitirá o bloqueio instantâneo de cartões roubados ou extraviados. A situação poderá ser notificada em tempo real no site ou no SAC do Ótimo.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia