Paciente é acusado de injúria racial contra técnica de enfermagem em MG -  (crédito: Divulgação/UPA Divinópolis)

Paciente é acusado de injúria racial contra técnica de enfermagem em MG

crédito: Divulgação/UPA Divinópolis

Um paciente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, é acusado de cometer injúria racial contra uma técnica de enfermagem. O gerente-assistencial da unidade, Cleverson Humberto, que presenciou o episódio, acionou a Polícia Militar (PMMG) para registrar a ocorrência, conforme divulgado nesta quarta-feira (30/10) pela direção.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

O fato ocorreu nesta terça-feira (29), quando a técnica de enfermagem repassava orientações para a acompanhante de um paciente em tratamento. O homem se irritou por ter sido acordado e teria dito palavras depreciativas de cunho racial.

 

 

"A ofensa proferida contra a profissional me deixou enojado, ainda mais considerando que ela estava prestando os cuidados necessários", afirmou o gerente.

 

 

Ele acionou a polícia imediatamente para lavrar um Boletim de Ocorrência, e uma escolta policial permaneceu próxima ao leito até a madrugada. Dentre as palavras pejorativas, o paciente usou o termo "preta desgraçada" para referir-se à técnica de enfermagem.

 

Durante o registro do boletim, a esposa do paciente, conforme o gerente, confirmou o insulto. A técnica de enfermagem seguiu até a delegacia para prestar depoimento.

 

"O paciente continua na unidade, recebendo normalmente os cuidados integrais para restabelecimento de sua saúde", completou Cleverson.

 

A direção da UPA informou que, a partir da alta médica do paciente, o caso continuará sendo apurado pela delegada responsável. A reportagem entrou em contato com a assessoria da Polícia Civil (PCMG), contudo, não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

 

O nome da técnica não foi divulgado, e, até o momento, ela não se manifestou sobre o assunto. Informações sobre o paciente também foram preservadas.

 

Crime

 

Desde janeiro do ano passado, a injúria racial passou a ser tipificada como crime de racismo, com pena de dois a cinco anos de reclusão. Enquanto o racismo é entendido como um crime contra a coletividade, a injúria é direcionada ao indivíduo.

 

*Amanda Quintiliano especial para o EM