O Dia de Finados é celebrado pela comunidade católica no próximo sábado (2/11) e, por ser feriado, órgãos e equipamentos da Prefeitura de Belo Horizonte podem ou não estar em funcionamento pleno, tanto no dia da celebração quanto no dia anterior (1º/11).
Isso porque a sexta-feira funciona como ponto facultativo, com as atividades relacionadas ao trabalho não sendo obrigatórias para certos grupos, mas determinadas por lei ou decisão do empregador.
Neste ano, a capital mineira contará com o funcionamento de parques, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), museus e coleta domiciliar de resíduos.
Também haverá uma programação especial nos cemitérios no sábado, com celebrações presididas por membros da Arquidiocese de Belo Horizonte no Cemitério da Saudade e no Cemitério da Paz.
Confira a programação completa da Prefeitura de Belo Horizonte:
Cemitérios públicos municipais
Na sexta-feira, os cemitérios da Paz, da Saudade, da Consolação, do Bonfim e Capela Velório do Barreiro estarão abertos das 7h às 17h, exclusivamente para o atendimento e realização de velórios e sepultamentos. Não haverá atendimento administrativo.
Já no sábado, Dia de Finados, os cemitérios e capela estarão abertos das 7h às 17h30 para visitação do público aos túmulos, além de atendimento para velórios e sepultamentos.
Parques
Na capital, estarão abertos 34 parques nos dias 1 e 2 de novembro. Confira a lista completa:
-
Parque Municipal Monsenhor Expedito D'Ávila (Parque Julien Rien)
-
Parque Mosteiro Tom Jobim
-
Parque Rosinha Cadar
-
Parque Municipal das Mangabeiras Maurício Campos
-
Parque da Serra do Curral
-
Mirante do Mangabeiras
-
Parque Ecológico Francisco Lins do Rego - Ecológico da Pampulha
-
Parque Mata das Borboletas
-
Parque Amílcar Vianna Martins
-
Parque Ecológico Vencesli Firmino da Silva
-
Parque Elias Michel Farah
-
Parque Ecológico Pedro Machado
-
Parque Ecológico e de Lazer do Bairro Caiçara
-
Parque Municipal Ursulina de Andrade Melo
-
Parque Cássia Éller
-
Parque da Vila Santa Sofia
-
Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
-
Parque Nossa Senhora da Piedade
-
Parque Primeiro de Maio
-
Parque José Lopes dos Reis
-
Parque do Bairro Jardim Leblon
-
Parque Ecológico Renato Azeredo
-
Parque Fernão Dias
-
Parque Real
-
Parque-Escola Jardim Belmonte
-
Parque Municipal Tião dos Santos
-
Parque Orlando de Carvalho Silveira
-
Parque Municipal Professor Marcos Mazzoni
-
Parque Ismael de Oliveira Fábregas
-
Parque Professor Guilherme Lage
-
Parque da Matinha
-
Parque da Vila Pantanal
-
Parque Carlos de Faria Tavares
-
Parque do Bairro Havaí
-
Parque Jacques Cousteau
-
Parque Aggeo Pio Sobrinho
-
Parque Ecológico Roberto Burle Marx
Já o Zoológico e Jardim Botânico e o Aquário do Rio São Francisco funcionarão normalmente em ambos os dias, com entrada até às 16h.
Equipamentos culturais
Dentre os equipamentos culturais, estarão abertos na sexta e no sábado o Museu Histórico Abílio Barreto, a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, o Museu da Moda, o Museu da Imagem e do Som e o Museu Casa Kubitschek.
Já o Cine Santa Tereza, Centros Culturais, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH), Escola Livre de Artes (ELA)/Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural(NUFAC), o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) e o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte estarão fechados.
O Teatro Francisco Nunes, Teatro Marília e Teatro Raul Belém Machado não têm programação para os dias.
Transporte coletivo
O transporte coletivo convencional e suplementar vão operar com o quadro de horário de feriado. No entanto, as linhas suplementares S10, S19, S31, S32, S33, S53, S54, S55, S61, S63, S64, S70 e S92 vão operar com horário de sábado.
Segurança urbana
A Guarda Civil Municipal e o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) trabalharão normalmente. A Defesa Civil também terá funcionamento normal.
Segurança alimentar e nutricional
Os Restaurantes Populares I, II, III e IV funcionam normalmente no dia 1º de novembro. Já nos dias 2 e 3 de novembro, haverá oferta de almoço exclusivamente à população em situação de rua, em todas as unidades.
O Mercado Distrital do Cruzeiro, o Programa Abastecer, a Feira Coberta do Padre Eustáquio (FECOPE), Direto da Roça e a Feira Coberta do Bairro São Paulo terão funcionamento normal na sexta-feira e no sábado funcionarão das 7h às 13h.
Já o Banco de Alimentos, o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha, a Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e Urbana (CAFA), Feira da Agricultura Urbana e Pontos Regionais, Feira Modelo da Savassi e Cozinha Comunitária Cabana do Pai Tomás não funcionarão nos dias 1º e 2 de novembro.
Saúde
No âmbito da saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), Central de Internação (CINT), SAMU, Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno, Centros de Referência em Saúde Mental e o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) funcionam normalmente.
No entanto, outros centros não funcionam em ambos os dias. Confira a lista completa:
-
Centros de Saúde
-
Centro de Controle de Zoonoses
-
Laboratórios de Zoonoses
-
Centros de Referência à Saúde do Trabalhador
-
Teleconsultas
-
Centros de Esterilização de Cães e Gatos
-
Central de Atendimento a Liminares
-
Centros de Convivência
-
Academias da Cidade
-
Farmácia Regional
-
Laboratórios Regionais
-
Laboratórios Centrais
-
Centros de Esterilização
-
Centros de Especialidades Médicas
-
Centro de Treinamento e Referência
-
Centros de Testagem e Aconselhamento
-
Unidades de Referência Secundária
-
Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem
-
Centro Municipal de Oftalmologia
-
Centros de Reabilitação
-
Serviço de Atenção à Saúde do Viajante
-
Centros de Especialidades Odontológicas
Assistência social
No âmbito da assistência social, as Diretorias Regionais de Assistência Social (DRAS), os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) não funcionarão nos dias 1º, 2 e 3 de novembro. Serviços essenciais, como abrigos e casas de passagem, permanecerão abertos, juntamente com a Central de Vagas do SUAS e os Centros Pop.
Já o sepultamento gratuito funcionará em modo plantão nos dias 1, 2 e 3 de novembro, no horário de 8h às 17h.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Postos fechados
Também estarão fechados nos dias 1 e 2 o BH Resolve, os Postos do Sine, tanto do Barreiro quanto do BH Resolve, o Procon Municipal, o Posto de Atendimento da Sala Mineira do Empreendedor, a Escola Profissionalizante Raimunda da Silva Soares.
Em relação aos direitos de cidadania, estarão fechados o Centro de Referência das Juventudes, o Centro de Referência LGBT, o Centro de Referência da Pessoa Idosa e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher.