Josimar recusou atendimento médico e foi liberado da UPA Centro-Sul -  (crédito: Gladstone Rodrigues/EM/D. A. Press)

Josimar recusou atendimento médico e foi liberado da UPA Centro-Sul

crédito: Gladstone Rodrigues/EM/D. A. Press

Josimar, o homem que tem apenas uma das pernas, a esquerda, e estava morando em cima de uma árvore, na Avenida do Contorno, na região hospitalar, não ficou internado na UPA Centro-Sul, para onde foi levado após ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros, na tarde dessa quarta-feira (30/10). Ele não quis ser atendido e foi liberado.


 

Tão logo foi resgatado, durante a tarde, Josimar foi transferido para a UPA, mas ficou lá somente até o início da noite. Ele não estava ferido e, assim, recusou atendimento. Como prevê a lei, ele foi liberado, já que não cometeu nenhum delito, não destruiu nenhum bem público ou privado e não agrediu ou feriu ninguém.


 

Assim, Josimar pegou seu par de muletas, se despediu dos médicos e atendentes e foi embora. Não existe nenhum alerta, nem na Polícia Civil nem na Guarda Municipal, para sua prisão, ou mesmo para ser procurado.


 

Não se sabe para onde Josimar, que é um homem em situação de rua, tenha ido. Um relatório do Corpo de Bombeiros, que atendeu à ocorrência, no entanto, afirma que Josimar estava em surto psicótico.


O caso


Na quarta-feira, Josimar foi retirado da "casa" na árvore pelo Corpo de Bombeiros, depois de ter recusado todas as propostas feitas pelos militares.


 

Até o resgate, houve momentos de tensão. O homem chegou a gritar que só sairia dali "morto".


A casa


A casa na árvore chamava atenção. Josimar havia feito um "andar" com tábuas de compensado. E estava construindo um segundo pavimento na árvore. Ele já estava no local há duas semanas.



Os moradores da região se surpreendiam com a destreza de Josimar, que, apesar de ter apenas uma das pernas, escalava a árvore com facilidade.


O salvamento


Para resgatar Josimar, depois de várias tentativas de negociação de dissuadi-lo, os bombeiros usaram de estratégia.

 

Foram colocadas escadas em duas posições na árvore. O intuito era distrair Josimar, para que ele pudesse ser agarrado e tirado da árvore. Assim foi feito.

 

Enquanto um bombeiro fingiu subir de um lado, ele se distraiu e foi agarrado pelo bombeiro que chegou por trás. Josimar foi içado, até o chão, por uma corda. Dali, foi levado para a UPA, mas não ficou por lá.


Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia