É importante ficar atento em caso de chuva com raios. Neste caso, o melhor é se proteger em locais fechados -  (crédito: Ghulamrasool Unsplash )

Defesa Civil emite comunicado de pancadas de chuva em Belo Horizonte

crédito: Ghulamrasool Unsplash
 
A Defesa Civil emitiu um comunicado alertando sobre a possibilidade de pancadas de chuva de até 20 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 45 km/h até as 8h desta sexta-feira (01/11) em Belo Horizonte. 
 

Confira algumas das recomendações do órgão durante a chuva:

 

  • Redobre a sua atenção: Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

  • Cuidado com as crianças: Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e perto de córregos.

  • Evite abrigar-se sob árvores: Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

  • Fique atento às encostas: Atenção especial para áreas de encostas e morros.

  • Perigo com cabos elétricos: Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Cemig (116) ou para a Defesa Civil (199).

  • Verifique a estrutura da sua casa: Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

  • Segurança em caso de raios: Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 
A Defesa Civil também reforçou que moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo canal público do WhatsApp e por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199, e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. Vale lembrar que o serviço não tem custo.     
 
Pelas redes sociais, os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
 
 * Estagiária sob supervisão da subeditora Fernanda Borges