Belo Horizonte está sob alerta para onda de calor até sexta-feira (4/10). De acordo com a Defesa Civil de BH, a temperatura na capital mineira pode ultrapassar os 32°C, especialmente durante as tardes. A onda de calor representa aumento de 5°C da temperatura média e oferece risco à saúde.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a atuação de uma grande massa de ar seco e quente está provocando uma onda de calor que deve se estender ao longo da semana em quase todas as regiões de Minas Gerais. As temperaturas elevadas são acompanhadas por baixos índices de umidade relativa do ar, resultando em uma má qualidade do ar, especialmente na Grande Belo Horizonte e na capital.
Segundo a meteorologista do Inmet Anete Fernandes, não há perspectiva de chuva para RMBH no decorrer desta semana. Ela ainda explica que a formação de bloqueios atmosféricos têm sido recorrentes este ano.
“Houve o avanço de um sistema frontal, ainda que praticamente não tenha provocado chuva em MG, rompeu o bloqueio anterior. Embora o padrão seja o mesmo, trata-se de um novo bloqueio”, diz Anete.
Onda de calor em Minas
Além da capital, outras 407 cidades de Minas Gerais estão sob alerta para onda de calor até quarta-feira (2/10). De acordo com o Inmet, as temperaturas também devem ficar 5°C acima da média em todo o estado.
Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, esta é a oitava onda de calor que o Brasil enfrenta em 2024, com temperaturas extremas e baixa umidade, podendo registrar temperaturas acima de 40°C em várias regiões. A previsão indica que a condição climática deve atuar em Minas até o início do próximo mês.
- Mais de 400 cidades de Minas enfrentam onda de calor até quarta
- Grande BH: incêndio destrói área próxima da Serra da Piedade
- Aedes aegypti para combater a própria dengue
Com isso, a qualidade do ar piora em várias regiões do país. A combinação de altas temperaturas e baixa umidade, que chega a 20% em alguns locais, aumenta o risco de queimadas. O céu mais esbranquiçado é sinal de fumaça e poluição, dificultando a visibilidade.
A Defesa Civil de Minas Gerais alerta a população para a importância de adotar medidas preventivas durante este período de altas temperaturas. São elas:
-
Mantenha-se hidratado.
-
Evite a exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h.
-
Use chapéu, óculos escuros e aplique protetor solar.
-
Reduza esforços físicos e mantenha os ambientes ventilados.
-
Opte por refeições leves e evite bebidas alcoólicas.
-
Não deixe crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.
Período de transição
O mês de outubro, que começa nesta terça-feira (1º/10), marca a transição entre o período de estiagem e o início das chuvas. No entanto, antes das precipitações, a população ainda enfrenta baixos índices de umidade relativa do ar.
O período promete trazer condições climáticas extremas para Minas Gerais. Meteorologistas alertam que o estado poderá experimentar altas temperaturas devido a uma onda de calor que afeta todo o país. Ao mesmo tempo, a previsão indica a possibilidade de fortes chuvas, incluindo risco de queda de granizo.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Segundo Anete, áreas de instabilidade podem provocar chuva, de forma muito pontual, no Triângulo, Sul e Zona da Mata entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira, mas ainda não é uma chuva que veio para ficar.
“Os modelos de previsão numérica de tempo começam a sinalizar a ocorrência de chuva de forma mais homogênea nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste por volta do dia 9 ou 10 de outubro, mas, por enquanto, é apenas uma tendência”, afirma a meteorologista.